Hoje, a Amazon está presente no mundo todo, seja com seus centros de distribuição, escritórios ou lojas. Mas, assim como muitas empresas de sucesso, a Amazon teve um começo modesto - neste caso, na garagem de nosso fundador, Jeff Bezos.
Em julho de 1995, a Amazon.com abriu como uma livraria online com sede na casa de Bezos em Bellevue, Washington (EUA). E, mesmo que nossas operações e inventários estejam bem diferentes hoje, não queremos esquecer nossas origens.
Recentemente, recriamos a garagem de Bezos e nossas prateleiras originais de armazenamento. Não é uma réplica exata, mas dá uma boa ideia de como as coisas foram feitas à época da nossa fundação. Você também aprenderá alguns detalhes interessantes da história da Amazon e verá como o pensamento que motivou muitas das primeiras decisões de negócios continua a guiar a Amazon como empresa hoje.
Volte no tempo e explore o início da Amazon com essas fotos
O local de nascimento da Amazon era simples: abrigava uma mesa, um computador e materiais básicos de escritório.
A “mesa da porta” é uma parte distinta da cultura da Amazon. Segundo a história, as primeiras mesas deste escritório foram construídas comprando portas na loja de materiais de construção Home Depot e fixando pernas nelas. Até hoje, as mesas de porta continuam sendo um símbolo de Frugalidade, um dos valores fundamentais da Amazon, e um lembrete do início criativo e conturbado do negócio.
O primeiro livro vendido na Amazon.com foi Fluid Concepts and Creative Analogies: Computer Models of the Fundamental Mechanisms of Thought, de Douglas R. Hofstadter. Foi comprado pelo Sr. Wainwright.
A equipe inicialmente implementou um sistema que emitia um sinal sonoro sempre que um cliente fazia um pedido, mas logo os pedidos passaram a chegar tão rapidamente que os sinais sonoros tiveram que ser desativados.
Ao final do primeiro mês de negócios, a Amazon.com havia enviado livros para todos os 50 estados dos EUA e 45 países.
Todo mundo conhece o primeiro livro da série Harry Potter, mas ele tem um lugar especial na história da Amazon por inspirar o uso de um processo chamado armazenamento aleatório.
Em 1997, o inventário de livros foi organizado por título. No entanto, títulos de livros populares como Harry Potter e a Pedra Filosofal muitas vezes criavam gargalos no processo de atendimento e retardavam o fluxo das operações porque os catadores tinham que fazer fila e esperar na área pela sua vez.
Com o armazenamento aleatório, os títulos mais populares poderiam ser armazenados em qualquer prateleira disponível, o que elimina atrasos no processo de separação, melhorando o fluxo operacional.
O armazenamento aleatório ainda é usado hoje em centros de atendimento da Amazon em todo o mundo para que seu pedido chegue até você da maneira mais eficiente possível.
O primeiro Centro de Distribuição da Amazon, o Seattle Distribution Center (SDC), estava localizado na Dawson Street, em Seattle. Aqui, os funcionários da Amazon separavam e embalavam os pedidos caminhando por fileiras de prateleiras com carrinhos.
A separação de pedidos era um processo manual: o sistema de gerenciamento de inventário gerava um lote de itens para separação com base no pedido do cliente. Cada lote era impresso em "folhas de coleta" agrupadas e atribuído à equipe com base em diferentes caminhos de separação.
Separar pedidos é uma tarefa repetitiva. Para ajudar a reduzir movimentos repetitivos, como se abaixar, alcançar e virar, aproveitamos a tecnologia robótica como a que você vê hoje – coisas como nosso pequeno mas poderoso robô Hércules, que intervém para ajudar a classificar pacotes, mover produtos e melhorar a segurança dos funcionários.
É sempre Dia 1 na Amazon, mesmo que não estejamos mais operando em uma garagem. Continuamos a inovar em nome dos clientes e a abordar tudo com a mesma energia e espírito daquele primeiro dia de 1995.
Aproveite esse mergulho na história da Amazon e conheça nosso escritório brasileiro.