Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e a Amazon Brasil ficará colorida para colaborar com uma sociedade mais inclusiva, justa e diversa, dentro e fora do mercado de trabalho.

A Amazon Brasil foi reconhecida como uma das "Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIAPN+ Trabalharem" pela Human Rights Campaign (HRC) Foundation, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum LGBTI+, como parte do Programa Global de Equidade no Trabalho da HRC Equidade BR. A conquista, pela qual a empresa recebeu nota máxima, reforça o compromisso da Amazon em criar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, onde é possível ser você mesmo e alcançar seu pleno potencial.

O prêmio enaltece uma postura contínua da Amazon de promover diversidade e equidade para todos e todas. Um dos exemplos é a campanha deste ano do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ "Assumidamente Eu", pela qual a Amazon destaca a importância da autenticidade e do respeito à diversidade. A empresa oferece diversas iniciativas para garantir oportunidades equitativas a todas as pessoas, desde a contratação e o desenvolvimento profissional até a promoção, avaliação, remuneração e benefícios.

Veja 7 ações que fazem com que a Amazon seja reconhecida entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIAPN+ mais avançadas do Brasil:

1.     Um ambiente de trabalho seguro e inclusivo

amazon certificada

Na Amazon, somos comprometidos em garantir oportunidades equitativas na contratação, desenvolvimento, promoção, avaliação, remuneração e benefícios. Por isso, a Amazon possui uma Política de Tolerância Zero em relação à discriminação de qualquer tipo, incluindo orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia, religião, deficiência ou idade.

2.     Letramento e linguagem por mais conversas

Desde 2021, a Amazon implementa letramento e treinamentos de linguagem inclusiva em nível corporativo para líderes e gerentes. O letramento engloba o tratamento adequado para pessoas transgênero e o suporte passo a passo para entender melhor o que representa uma transição de gênero, nos quesitos físico, mental, emocional e social.

3.     Benefícios para todos os tipos de famílias

glamazon0602134355

Ser a melhor empregadora do mundo é um dos nossos Princípios de Liderança e, para nós, isso vai além de oferecer uma boa remuneração e benefícios para as nossas equipes – muitos deles superiores aos exigidos pela lei brasileira desde o Dia 1. Esses benefícios também se estendem aos dependentes de Amazonians, independentemente de gênero ou estado civil.

A Amazon oferece benefícios que vão além da remuneração e do básico, como:

· Licença parental estendida para nascimento ou adoção de filhos;

· Suporte para fertilização in vitro, congelamento de óvulos e adoção, por meio da Maven Clinic. A Maven Clinic ainda auxilia na construção de uma rede de apoio aos funcionários, já que possibilita a interação entre pessoas com experiências semelhantes, o que também ajuda no gerenciamento de estresse e ansiedade dos participantes;

· Programa de Assistência a Funcionários e Funcionárias (EAP), que oferece sessões de aconselhamento e outros serviços de apoio.

A celebração acontece pela segunda vez, durante o mês de junho e abordará temas como Saúde Mental, Bem- Estar, Diversidade, Equidade e Inclusão.

4.     Desenvolvimento profissional e mentoria

respeito homens

A Amazon é referência por seus programas de mentoria e treinamento. Como resultado, investe em programas de mentoria e treinamento para auxiliar no desenvolvimento profissional de seus funcionários LGBTQIAPN+. O grupo de afinidade Glamazon conecta mentores e mentorandos, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento. O programa visa conectar e apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas LGBTQIAPN+ e aumentar o senso de inclusão e pertencimento no ambiente de trabalho. A empresa também oferece treinamentos específicos sobre diversidade e inclusão para seus funcionários e funcionárias.

5.     Compromisso com a comunidade LGBTQIAPN+

glamazon0602125339

A Amazon colabora com diversas organizações da comunidade LGBTQIAPN+ para promover a diversidade e a inclusão. A empresa também apoia iniciativas que visam combater a discriminação e defender os direitos das pessoas LGBTQIAPN+. 

Durante o mês de junho, a Amazon Brasil abriu a Lojinha do Orgulho, um site com uma curadoria especial de produtos do universo LGBTQIAPN+. No final do mês, 15% do valor total das vendas serão redirecionados para a instituição Casa Dulce Seixas, uma casa de acolhimento do Rio de Janeiro para pessoas da comunidade em situação de rua, vulnerabilidade socioeconômica ou violência doméstica.

6.     Glamazon: um grupo de afinidade forte e atuante

majur

Por meio do Glamazon, nossas equipes, colegas e aliados LGBTQIAPN+ em toda a Amazon podem se conscientizar e ajudar a promover diversas perspectivas e oportunidades de aprendizado social e profissional com foco nas necessidades de Amazonians da comunidade LGBTQIAPN+. O convite é válido para funcionários e funcionárias que se interessem em se juntar a essa comunidade focada no amor, inclusão e diversidade, independentemente da identidade de gênero e eixo fora do padrão heterossexual e cisgênero. O objetivo é defender políticas internas e externas em prol de um mundo mais inclusivo.

7.     Diálogo aberto sobre temas relevantes

glamazon0602140225

Na Amazon, convidamos nossas equipes a celebrarem a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. Por meio da nossa cultura inclusiva e acolhedora, construímos e atualizamos diariamente nossas instalações, de modo que sejam um local seguro para que nossas equipes possam se expressar livre e confortavelmente, com a certeza de que suas vozes serão ouvidas. Nós entendemos que o feedback é uma das maneiras mais eficazes de garantir o desenvolvimento e uma contínua evolução de nossas políticas e ações em prol da comunidade LGBTQIAPN+.

Por meio de iniciativas e ações consolidadas para o desenvolvimento das equipes, a Amazon Brasil segue contratando pessoas para fazerem parte do seu ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde elas podem ser elas mesmas e sem receio de sofrerem discriminação ou qualquer tipo de preconceito.