Combater as mudanças climáticas é o maior desafio do nosso tempo. Uma das maneiras mais eficientes de combater as mudanças climáticas é com a implantação de projetos de energia renovável em grande escala, como parques eólicos e solares, permitindo que as redes elétricas deixem de ser alimentadas por combustíveis fósseis, passando a serem alimentadas por energia limpa.
Até o momento, a Amazon anunciou mais de 400 projetos de energia renovável em todo o mundo. Quando estiverem totalmente operacionais, espera-se que esses projetos combinados ajudem a gerar energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a mais de 5,3 milhões de residências nos EUA. Todos esses projetos fizeram com que a Amazon se tornasse a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo pelo quarto ano consecutivo. Essa é uma das maneiras pelas quais a Amazon está liderando o caminho para uma energia mais limpa em grande escala.
Trazer novas fontes de energia limpa para o mercado não é a única razão pela qual a Amazon faz esses investimentos — os projetos também podem gerar crescimento econômico real nas comunidades nas quais esses parques solares e eólicos são desenvolvidos e operados.
Se você já testemunhou o gigantesco giro das pás de um parque eólico ou viu uma série de painéis solares rastreando o sol, você entende o quão sofisticados e envolventes esses projetos são, exigindo muitas etapas, estágios e pessoas para serem construídos.
Isso porque um projeto de energia renovável requer primeiro a fabricação de painéis solares ou turbinas eólicas. A construção exige trabalhadores especializados, incluindo operadores de máquinas pesadas, da construção civil, eletricistas, soldadores e muito mais. Após a conclusão desta fase, gerentes de fábrica, técnicos de painéis solares e de turbinas eólicas, equipes de manutenção de terrenos e muitos outros ajudam a manter a fazenda em operação.
Dados recém-divulgados pela Amazon mostram que, entre 2014 e 2022, os parques solares e eólicos da empresa em todo o mundo ajudaram a trazer mais de US$ 12 bilhões de investimentos nas comunidades onde eles estão instalados. Em 2022, esses projetos de energia renovável em escala de serviços públicos geraram mais de 39 mil empregos equivalentes em tempo integral.
Esses números são impressionantes, mas também podem ser difíceis de avaliar sem exemplos do mundo real. Por isso, visitamos moradores de comunidades que se beneficiaram diretamente dos nossos projetos, conquistando novos empregos ou se beneficiando economicamente como resultado de seu desenvolvimento. Aqui estão algumas das pessoas por trás dos números.
Desenvolvendo uma carreira ecológica aos 56 anos no sul de Ohio, EUA
Allen Hull é gerente da fazenda solar Amazon Solar Farm Ohio-Yellowbud, de 274 megawatts (MW), localizada uma hora ao sul de Columbus, Ohio (EUA). Hull cresceu na área, uma paisagem ondulada repleta de cultivos de milho, soja e laticínios. E agora, esse cenário inclui Yellowbud, na qual Hull supervisiona as operações diárias.
Após o ensino médio, Hull serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, retornando à sua terra natal, Ohio, 4 anos depois para trabalhar na fábrica de papel da região, como seus pais e avós. Por mais de 3 décadas, Hull se concentrou em eletrônica e treinou a próxima geração de eletricistas para atender a fábrica. Quando ele finalmente decidiu que queria uma mudança de carreira, não precisou ir além do outro lado da rua de sua casa, onde a desenvolvedora National Grid Renewables estava construindo uma fazenda solar apoiada pela Amazon.
Hull decidiu que gostaria de fazer parte dessa mudança. Um vizinho que trabalhava na construção do Yellowbud sugeriu a ele que se candidatasse então para ser gerente. Hull conseguiu o emprego.
“Foi uma grande mudança aos 56 anos, não apenas por trocar de emprego, mas pela transição de carreira e de empresa”, disse Hull. “O Yellowbud é uma injeção, quase permanente, de renda em nosso município, condado e sistema escolar, e é bom fazer parte dessas coisas. Quando se trata de adotar mudanças, pode ser absolutamente difícil, mas é preciso analisar os benefícios. É uma mudança positiva nessa área e para mim e minha família. Era novo e assustador, mas não nos arrependemos de ter feito essa mudança”.
Contribuindo para um bem maior em Rajasthan, Índia
Awadhesh Kumar é engenheiro sênior da Amazon Solar Farm India —Rajasthan Jaisalmer, uma fazenda de energia solar localizada perto de Jaisalmer, no estado fronteiriço do Rajastão, desenvolvida em parceria com a ReNew.
O desenvolvimento da usina solar pela ReNew trouxe um enorme crescimento para a área. “Os residentes têm uma fonte contínua de renda, as oportunidades de educação para crianças melhoraram e as empresas locais estão ganhando impulso”, resume Kumar. “A comunidade floresceu coletivamente por causa do desenvolvimento da fazenda solar pela ReNew”.
Mas é o propósito mais amplo do trabalho que inspira Kumar e as pessoas ao seu redor. “Estamos na vanguarda do combate às mudanças climáticas”, diz Kumar. “A cada dia, eu me esforço para fazer melhor, porque sei que meu trabalho está fazendo uma diferença real no mundo. Trabalhar para uma empresa de energia renovável significa que eu, junto com outros RENewers, contribuo para o bem maior do meio ambiente. Isso me deixa orgulhoso do trabalho que faço”.
Um recurso ventoso no Condado de Galway, Irlanda
Gearoid adora seu papel como gerente de projetos de construção de parques eólicos trabalhando em projetos renováveis em toda a Irlanda. Embora os locais possam mudar, uma coisa permanece constante, diz Gearoid, em um dia tempestuoso no parque eólico da Amazon no Condado de Galway, Irlanda.
“Está ventando em quase todos os lugares aqui”, resume Gearoid. “A Irlanda tem um recurso eólico fantástico e, portanto, é ótimo poder aproveitá-lo para garantir que possamos gerar energia limpa e de baixo custo”.
O desenvolvimento do parque eólico da Amazon, que crianças de escolas locais chamaram de Gusta Gaoithe, ou “rajada de vento” em gaélico irlandês, gerou mais do que energia.
“Conseguimos construir trilhas para quem faz caminhada e ciclistas no local, incluindo uma longa subida”, afirma Gearoid. “Também temos um comitê de ligação com fundos comunitários criado para apoiar grupos comunitários, patrimoniais e voluntários”.
Projetos como Gusta Gaoithe deixam Gearoid orgulhoso, não apenas da carreira que ele está seguindo agora, mas também do impacto que ele e o resto da Irlanda podem ter além das fronteiras do país.
“A energia renovável é extremamente importante em todo o mundo, e a Irlanda tem um grande papel a desempenhar com as contribuições que pode dar”, disse ele.
A Amazon espera continuar causando um impacto positivo em nossas comunidades à medida que construímos um negócio mais sustentável para clientes, parceiros e as comunidades onde operamos e nossas equipes vivem.