A Amazon anunciou hoje seu primeiro parque eólico em escala no Brasil, com capacidade instalada de 49.5 MW e que deverá gerar 255GWh/ano de energia limpa por ano quando estiver em operação A construção está localizada no Complexo Eólico do Seridó, no Rio Grande do Norte.
O projeto ajudará a fornecer energia limpa às operações da Amazon e às comunidades próximas, ao mesmo tempo em que contribuirá para o compromisso Climate Pledge da Amazon de atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações até 2040.
Saiba mais sobre a construção do novo parque eólico
A construção do novo parque eólico já gerou cerca de mil empregos no Brasil e quase 50% deles foram preenchidos por trabalhadores de comunidades locais do interior do Rio Grande do Norte, segundo dados da desenvolvedora do projeto, Elera Renováveis. A região é considerada uma das melhores do mundo em geração eólica em terra.
Durante a construção, um drone foi usado para instalar os condutores da linha de transmissão aérea do parque eólico. As turbinas do parque eólico têm 150 metros de diâmetro – o comprimento de quase 1,5 campo de futebol. Quando estiver em operação, espera-se que o projeto ajude a evitar a emissão de 148 mil toneladas métricas de CO².
A estratégia da Amazon para reduzir a emissão de CO²
Além deste novo parque eólico, outro parque solar com capacidade de 122 MW já havia sido anunciado em 2022. A empresa tem agora um total de 479 projetos eólicos e solares em todo o mundo e, uma vez em operação, espera-se que eles gerem mais de 71 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa por ano, ou o suficiente para abastecer 6,7 milhões de residências nos EUA.
Em escala mundial, os parques solares e eólicos da Amazon estimularam mais de US$ 12 bilhões em investimentos econômicos estimados globalmente entre 2014 e 2022, e apoiaram um total aproximado de 39 mil empregos equivalentes a tempo integral só em 2022.