NotíciasSustentabilidade

9 conclusões do Relatório de Sustentabilidade da Amazon

5 min
Um carro elétrico azul, com símbolo da Amazon Prime, andando em uma estrada. Ao fundo, uma praia
O relatório anual descreve como estamos construindo uma empresa mais sustentável para nossos clientes, nosso pessoal - e, principalmente, para o planeta.

Em 2022, demos passos importantes em nosso trabalho social, comunitário e ambiental, enquanto continuamos a expandir nossa visão de sustentabilidade para o futuro dos nossos negócios. No centro disso tudo está nossa obsessão pelos clientes. Sabemos que sustentabilidade é importante para nossos consumidores e estamos continuamente investindo, inventando e melhorando para fazer cada interação mais sustentável que a última. Nós fazemos isso enquanto trabalhamos para minimizar nosso impacto no planeta e nas comunidades onde operamos.

A Amazon é um ecommerce, estúdio de entretenimento, provedor de nuvem, mercado e mais - e estamos fazendo da sustentabilidade uma prioridade em todos estes negócios. The Climate Pledge é o comprometimento da Amazon para chegar à emissão zero de carbono até 2040 e todo dia estamos trabalhando por este objetivo. É uma tarefa incrivelmente desafiadora, mas na qual estamos confiantes em atingir. Do momento em que o cliente clica em "Comprar agora" à chegada do pacote em sua casa, nós temos times de cientistas e engenheiros trabalhando para fazer o processo mais sustentável. Entre nossos estúdios de produção, estamos reduzindo o uso de combustíveis fósseis, implantando geradores movidos a baterias elétricas, usando trailers movidos a energia solar e operando veículos elétricos. Na AWS, ajudamos nossos clientes a reduzir seu impacto ambiental, oferecendo engenharia avançada, data centers e computação em nuvem que reduz as emissões de carbono de energia e de carga de trabalho.

Nascemos como uma livraria online lá em 1994, com o nome de Cadabra. Mas isso rapidamente mudou. Como a Amazon se tornou Amazon?

Estou orgulhosa e inspirada pelo trabalho que nossos times ao redor do mundo têm alcançado e empolgada sobre o que está por vir. Leia abaixo 9 dos meus destaques sobre o relatório.

O relatório anual descreve como estamos construindo uma empresa mais sustentável para nossos clientes, nosso pessoal - e, principalmente, para o planeta.

Em 2022, demos passos importantes em nosso trabalho social, comunitário e ambiental, enquanto continuamos a expandir nossa visão de sustentabilidade para o futuro dos nossos negócios. No centro disso tudo está nossa obsessão pelos clientes. Sabemos que sustentabilidade é importante para nossos consumidores e estamos continuamente investindo, inventando e melhorando para fazer cada interação mais sustentável que a última. Nós fazemos isso enquanto trabalhamos para minimizar nosso impacto no planeta e nas comunidades onde operamos.

A Amazon é um ecommerce, estúdio de entretenimento, provedor de nuvem, mercado e mais - e estamos fazendo da sustentabilidade uma prioridade em todos estes negócios. The Climate Pledge é o comprometimento da Amazon para chegar à emissão zero de carbono até 2040 e todo dia estamos trabalhando por este objetivo. É uma tarefa incrivelmente desafiadora, mas na qual estamos confiantes em atingir. Do momento em que o cliente clica em "Comprar agora" à chegada do pacote em sua casa, nós temos times de cientistas e engenheiros trabalhando para fazer o processo mais sustentável. Entre nossos estúdios de produção, estamos reduzindo o uso de combustíveis fósseis, implantando geradores movidos a baterias elétricas, usando trailers movidos a energia solar e operando veículos elétricos. Na AWS, ajudamos nossos clientes a reduzir seu impacto ambiental, oferecendo engenharia avançada, data centers e computação em nuvem que reduz as emissões de carbono de energia e de carga de trabalho.

Nascemos como uma livraria online lá em 1994, com o nome de Cadabra. Mas isso rapidamente mudou. Como a Amazon se tornou Amazon?

Estou orgulhosa e inspirada pelo trabalho que nossos times ao redor do mundo têm alcançado e empolgada sobre o que está por vir. Leia abaixo 9 dos meus destaques sobre o relatório.

  • 1.
    Reforçar nossas operações por energia renovável com novos parques eólicos e solares
    Um campo de girassóis com torres eólicas ao fundo

    Estamos num caminho de reforçar nossas operações com energia 100% renovável e estamos no caminho para fazer isso em 2025, 5 anos à frente do previsto. Em 2022, 90% da eletricidade consumida pela Amazon era movida por fontes de energia renováveis, graças a mais de 400 projetos eólicos e solares ao redor do mundo. Somada às energias eólica e solar, também estamos investindo e inovando em novas tecnologias como hidrogênio verde. Por meio do Climate Pledge Fund, estamos trabalhando com empresas como Electric Hydrogen e Sunfire para melhorar geração de energia, armazenamento e utilização.

  • 2.
    Aumentar nossa opção de frota de entrega elétrica e sustentável

    Em 2022, tínhamos mais de 9 mil veículos de entrega elétricos em nossa frota global e 145 milhões de pacotes foram entregues por veículos elétricos nos Estados Unidos e Europa. Nosso objetivo é ter 100 mil veículos de entrega elétricos da Rivian na estrada em 2030. Hoje, temos mais de 5 mil veículos operando nos EUA e recentemente anunciamos os primeiros 300 do tipo na Alemanha.

    Um carro elétrico azul escuro, com um símbolo da Amazon Prime, anda por uma cidade

    Também estamos investindo em tecnologias de logística sustentável e temos mais de 15 mil empilhadeiras movidas a hidrogênio operando em nossos centros de distribuição na América do Norte. Em 2022, assinamos um acordo para que hidrogênio verde abasteça 40 mil empilhadeiras anualmente até 2025. Ainda implantamos bicicletas de carga, scooters e entregas a pé em centros de micromobilidade, inclusive em Manhattan, em Nova York, e em 20 cidades da Europa, de Londres e Paris a Marselha e Munique.

  • 3.
    Minimizar desperdício e excesso de embalagem

    Estamos continuamente melhorando nossos pacotes para os clientes, usando machine learning para minimizar o excesso de lixo e plástico de uso único. Em 2022, diminuímos o uso de plástico deste tipo em 11,6% em nossas operações globais ao expandir as embalagens baseadas em papel e continuando a usar caixas mais leves e flexíveis. Onde possível, também eliminamos completamente o uso de pacotes. Em 2022, 11% de todas as embalagens enviadas pelo mundo todo foram sem a adição de pacotes de envio da Amazon.

    Uma mulher joga um envelope pardo, com o símbolo da Amazon, em uma lata de lixo reciclável

    Pacotes menores e mais leves ocupam menos espaço durante o transporte e o resultado é menos emissão de carbono na entrega. Desde 2015, reduzimos a média de peso dos pacotes por entrega em 41%, evitando mais de 2 milhões de toneladas de desperdício de material — o peso de 230 Space Needles, a construção icônica que representa a cidade natal da Amazon, Seattle.

  • 4.
    Reduzir emissões da cadeia de suprimentos
    Vários contêineres coloridos empilhados em diferentes montes e um sendo levantado por uma empilhadeira

    Alcançar a neutralidade da emissão de carbonos em 2040 exige que a Amazon reduza sua pegada de carbono em todo o nosso negócio, incluindo em nossa vasta cadeia de suprimentos global. Como muitas empresas do nosso porte, isso é desafiador, já que essas são atividades que acontecem fora de nosso controle operacional direto. Sabemos que para diminuir nossa pegada de carbono, precisamos trabalhar com nossos parceiros da cadeia de suprimentos para ajudá-los a descarbonizar suas operações. A partir de 2024, vamos atualizar nossos Padrões de Cadeia de Suprimentos para exigir que fornecedores compartilhem dados de suas emissões de carbono conosco e estabeleçam metas de emissão de carbono. Vamos usar nossa escala, investimento e inovação para garantir ferramentas e recursos que os ajude a atingir essas metas - seja isso por meio de uma transição para energia renovável ou por acesso a mais materiais sustentáveis.

    O evento Mega Oferta Amazon Prime acontece entre 10 e 11 de outubro. Aqui está tudo o que você precisa saber para se preparar para as ofertas.

  • 5.
    Reduzir nossa pegada de emissões totais e intensidade de carbono à medida que o negócio cresce

    A Amazon é uma empresa de alto crescimento e diminuir a intensidade de carbono indica que nós estamos dissociando o crescimento das nossas emissões do crescimento do nosso negócio com sucesso. Nossa intensidade de carbono caiu 7% em 2022, enquanto nosso negócio seguiu crescendo. A métrica de intensidade de carbono permite que mensuremos como nossa pegada de carbono está mudando em relação ao crescimento do negócio.

    Nossa pegada de carbono teve redução de 0,4% em 2022 como resultado dos nossos investimentos em energia renovável, assim como por causa da diminuição das emissões com construção civil e transporte de terceiros.

  • 6.
    Projetar 'data centers' com pegadas de carbono mais baixas

    A AWS está projetando data centers, incluindo servidores e hardware, para eficiência, resiliência e uma pegada de carbono menores. Pesquisas mostram que a AWS pode reduzir a pegada de carbono da carga de trabalho do cliente em cerca de 80%, quando comparada com cargas de trabalho com computadores locais, e em até 96% uma vez que a AWS é movida 100% a energia renovável.

    Vista aérea dos data centers da AWS, à noite

    A AWS ainda anunciou que vai ser positiva em água em 2030, o que implica que retornará mais água às comunidades e ao meio ambiente do que usa em nossas operações diretas.

  • 7.
    Oferecer aos clientes mais opções de produtos sustentáveis

    Clientes querem produtos alinhados com seus valores, incluindo sustentabilidade. Nosso programa Climate Pledge Friendly (CPF) ajuda consumidores a identificar produtos que são avaliados por um ou mais certificados de sustentabilidade terceirizados confiáveis, além dos nossos. Em 2022, mais do que dobramos o número de produtos CPF disponíveis e, hoje, clientes podem comprar mais de 550 mil produtos CPF. Nesse mesmo ano, enviamos mais de 800 milhões de produtos com certificado CPF e o programa agora inclui mais de 50 certificações.

  • 8.
    Respeitar direitos humanos com conduta de negócio responsável
    Uma mulher, com os cabelos cobertos por um hijab, olha diretamente para a foto. Ela está atrás de algumas folhas verdes

    Pessoas são críticas ao sucesso dos nossos negócios e a Amazon é comprometida em tratar nossos funcionários e as pessoas conectadas à toda a cadeia de suprimentos com dignidade e respeito fundamentais. Em 2022, destinamos US$ 3 milhões ao Fundo de Igualdade de Gênero e Gênero da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) para lidar com as desigualdades que existem para as mulheres no ecossistema financeiro climático. Ainda apoiamos empreendedoras mulheres com os recursos que elas precisam para desenvolver inovações contra mudanças climáticas.

  • 9.
    Avançar na diversidade de fornecedores

    Operar uma cadeia de suprimentos diversa traz inovação, crescimento econômico e é a coisa certa a se fazer pela sociedade como um todo. Em 2022, nos focamos em construir e fortalecer nossos processos, tecnologias e parcerias de diversidade e inclusão de fornecedores (SDI). Investimos US$3,3 bilhões com 375 fornecedores certificados diversos e organizamos eventos presenciais projetados para atender diversos e pequenos donos de negócios pelos EUA.

O caminho adiante

Sabemos que não há atalhos ou soluções rápidas para ser uma empresa sustentável e sabemos que o progresso pode ser diferente a cada ano nesta jornada. Estamos trabalhando em soluções hoje – fazendo grandes apostas, enfrentando grandes desafios e inventando em nome de nossos clientes – e estamos entusiasmados com o que está por vir.

Leia mais sobre o comprometimento da Amazon com sustentabilidade e acesse nosso Relatório de Sustentabilidade 2022 na íntegra.

Voltar à Amazon