Na primeira Feira de Pequenos e Médios Negócios Mega Oferta Amazon Prime, vendedores parceiros da Amazon Brasil contaram suas trajetórias inspiradoras.

Estudos realizados pela Amazon Brasil mostram o impacto que a empresa tem no país: desde o lançamento de seu marketplace, os pequenos e médios negócios (PMEs) já geraram mais de 54 mil empregos diretos e indiretos no território nacional. Mas a Amazon quer ir além e, agora, lança um novo projeto, chamado “Transformando Negócios”, em Paraisópolis, São Paulo.

Em parceria com a Mediabrands e a NÓS, holding de publicidade que conecta marca com periferias, o “Transformando Negócios” reuniu empreendedores de Paraisópolis para apresentar treinamentos e as melhores práticas para expansão de suas operações para além da comunidade, por meio da Amazon.com.br. O projeto reflete o compromisso contínuo da empresa com o país e sua missão de auxiliar cada vez mais as PMEs na expansão e aceleração de seus negócios.

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Hoje, a Amazon.com.br conta com mais de 78 mil parceiros, sendo 99% deles PMEs, que disponibilizam mais de 18.4 milhões de produtos no site. Esses números demonstram o impacto que a Amazon gera nas comunidades onde opera, assim como nas comunidades onde seus funcionários e parceiros vivem.

Uma demonstração disso é que em Paraisópolis, a 2ª maior favela de São Paulo, nossos pacotes chegam rapidamente a seus destinos por meio de uma rede logística, que conta com entregas feitas por pessoas que moram na região.

Como foi a primeira edição do “Transformando Negócios”

A abertura do evento foi feita pela diretora de Experiência e Sucesso do Vendedor para a Amazon na América Latina, Virginia Pavin. “Desde 2017, quando lançamos o marketplace, a Amazon Brasil tem se focado em apoiar empreendedores como vocês”, disse Pavin. “O resultado, hoje, é que 18.4 milhões de produtos são vendidos por PMEs, sem barreiras geográficas”.

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A diretora ainda enalteceu a importância do empreendedorismo no Brasil. “A gente acredita que o empreendedorismo é um dos pilares para o crescimento sócio-econômico do país”. Em seguida, a equipe da Amazon.com.br falou sobre os benefícios de vender no site, com destaque para os programas logísticos FBA – Logística da Amazon e DBA - Delivery by Amazon, antes de abrir o microfone para sanar dúvidas.

No mês das mulheres, vendedoras parceiras da Amazon.com.br protagonizam campanha que mostra seus múltiplos papéis, entre negócios e vida pessoal.

Entre os participantes que fizeram questões estava Rosângela Leite, que sequer cogitava vender na Amazon Brasil, mas ficou “encantada” com as oportunidades. “Hoje, vejo que a maior dificuldade de empreender é o fato de que a maioria das pessoas não têm paciência para fazer as coisas. As pessoas têm muitas dúvidas, mas têm vergonha para perguntar”, diz ela. “Depois dessa palestra, me pareceu que a Amazon tem um time que realmente apoia e faz esse atendimento. Muita gente pensa que, com o peso do nome da Amazon, não tem espaço ali. Eu pensava! Mas, depois de ver na prática como vi agora, não penso mais assim. E já fiquei até sonhando aqui”.

Leite saiu do evento impactada pela iniciativa – em especial, com destaque para a parceria entre a Amazon Brasil e o Sebrae, que ministrou no evento treinamentos em habilidades interpessoais e planejamento financeiro, essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Ela garante que falará muito sobre a iniciativa com outras moradoras de Paraisópolis, que poderão sonhar com esse mesmo cenário de empreendedorismo com “atendimento humanizado”, como resume.

Os participantes ainda puderam saber mais sobre histórias de sucesso reais de pequenos vendedores que têm sucesso na Amazon.com.br. É o caso de Matheus Carson, que vende produtos eletroportáteis de grandes marcas e tendências importadas na loja Grupo Prime, desde 2020. “Sou nascido e criado em Paraisópolis. Comecei com menos de R$ 50, meu CPF e um computador velho”, afirma ele. “Hoje, já faturei mais de R$ 1 milhão nesses três anos e tenho planos de expandir de modo a faturar na casa dos milhões mensalmente”.

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Para isso, diz ele, conta com os insights da Central do Vendedor para ter dados que apontam em qual produto ele deve investir. “A Amazon mostra sua demanda interna, por quantidade de vendas em anúncios semelhantes, e essa é uma forma de eu me basear para ampliar minha venda de produtos”, ensina. “A Amazon é o melhor marketplace para começar a vender. Diferentemente dos concorrentes, o vendedor que já começa com bons produtos não precisa de mais nada para ter sucesso desde o primeiro dia”.

Tamanho é o sucesso que, agora, ele mentora outros empreendedores em busca do mesmo sucesso. “No mundo do e-commerce, R$ 1 milhão pode não parecer muita coisa. Mas quando você olha as barreiras de entrada que eu enfrentei – e com as ferramentas que tinha na época – é uma realização bem legal”. Matheus encerrou sua participação falando de seu plano de escalar as vendas no Brasil, um mercado que considera ainda muito pouco explorado.