Em 2019, a Amazon.com.br contava com apenas 1 Centro de distribuição no país e 1 milhão de produtos disponíveis para compra. Cinco anos depois, ofertamos mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias no site brasileiro, entre varejo e marketplace. A nossa operação nacional acaba de completar 100 polos logísticos operados com tecnologia Amazon, espalhados por regiões estratégicas de Norte ao Sul do país, viabilizando a entrega de pacotes em 100% dos municípios brasileiros.

Sem título
Em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, nossos pacotes chegam rapidamente a seus destinos por meio de uma rede logística, que conta com entregas feitas por pessoas que moram na região.

Ir de 1 a 100 em 5 anos é resultado de uma operação constantemente focada em se aperfeiçoar de modo a oferecer um serviço mais rápido e confiável, aprimorando a experiência geral do cliente. A conexão com parceiros logísticos nacionais e experientes colabora com a evolução crescente dos serviços de entrega da Amazon no Brasil. Por exemplo:

- A Azul Linhas Aéreas realiza os transportes aéreos para diversos destinos do país, de Norte a Sul

- A To do Green, que opera com uma frota de veículos elétricos, realiza entregas sustentáveis em mais de 70 cidades do interior de São Paulo, como Sorocaba, Taubaté, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, entre outras.

- A Favela Llog, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em 9 favelas do estado de São Paulo: Paraisópolis, Carapicuíba, Aricanduva, Capão Redondo, Brasilândia, Grajaú, Heliópolis, Diadema e Itaqua.

amazon_por_luizaferraz-72

“A Amazon Logistics está revolucionando o setor de entrega no Brasil com sua utilização de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial em todas as etapas da cadeia logística. Operando sete dias por semana, a empresa emprega soluções inteligentes que reduzem significativamente os prazos de entrega, ao mesmo tempo em que garantem segurança e bem-estar para todos os envolvidos no processo. Atingir a marca de 100 polos logísticos no país, com o apoio de parceiros e programas de desenvolvimento para empreendedores nacionais, é um motivo de enorme orgulho para nós", destaca Rafael Caldas, líder da Amazon Logistics no Brasil.

Além disso, o plano de expansão também acontece graças à ampliação de programas logísticos como o chamado DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega), responsável por grande parte das entregas de última milha da Amazon no Brasil e no mundo.

O programa DSP, por exemplo, desenvolve empreendedores que queiram criar suas próprias empresas de logística para, então, realizar entregas de pacotes vendidos na Amazon. Ao todo, 41 empreendedores brasileiros participam do programa e são responsáveis pela contração de mais de 3 mil motoristas pelo país.

“Comecei minha trajetória na Estação de Entrega da Amazon no Rio de Janeiro no início de 2022. Nesse período, conheci os processos da Amazon e o que se espera de um empreendedor parceiro”, conta Cláudia Sampaio, que iniciou sua história no setor dando suporte para um parceiro do programa DSPs. “Quando anunciaram a contratação de DSPs para a Estação de Entrega em Embu da Artes, em São Paulo, não pensei duas vezes e me inscrevi para participar do processo. Vi o programa com entusiasmo e como uma excelente oportunidade para mudar de vida e realizar meu sonho de ter meu próprio negócio e ainda contribuir gerando outras oportunidades de trabalho”.

Por meio dessas parcerias, associadas às tecnologias exclusivas que auxiliam na otimização de processos, a Amazon realiza entregas no Brasil com estações de entregas operadas por tecnologia própria, combinada com suporte de parceiros locais nas grandes regiões metropolitanas do país, regiões periféricas e rurais. Sucesso para os parceiros e para a Amazon Brasil.

Cinco anos após o lançamento do The Climate Pledge, o relatório anual descreve como estamos construindo uma empresa mais sustentável para nossos clientes, nossas equipes e nosso planeta.

No entanto, o compromisso da Amazon Brasil vai além de entregas rápidas. Ele estabelece um impacto a longo prazo nas comunidades nas quais opera por meio de programas que capacitam e apoiam o desenvolvimento de todos os envolvidos na cadeia logística.

"Por trás de cada entrega, há milhares de pessoas trabalhando de maneira direta e indireta para levar sorrisos aos clientes, e a tecnologia é fundamental para tornar esse processo cada vez mais eficiente e ágil", resume Caldas. Hoje, só no Brasil, já são mais de 18 mil funcionários diretos e indiretos atuando na empresa em todas as suas áreas de negócios.

amazon_por_luizaferraz-165