Há quase 30 anos, a Amazon se propôs a ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, onde as pessoas podem descobrir e comprar a maior seleção possível de produtos seguros e autênticos. Quando um cliente faz uma compra em nossa loja, ele espera e confia que receberá um produto autêntico, seja ele vendido pela Amazon ou por um dos vendedores parceiros. E quando as empresas optam por vender em nossa loja, elas confiam que ofereceremos uma ótima experiência de venda, livre da concorrência com agentes mal-intencionados. Entendemos que a confiança do cliente é difícil de conquistar e fácil de perder, e é por isso que a confiança está na base dos relacionamentos que construímos e das inovações que fazemos em nome de nossos clientes e vendedores parceiros.
Em 2023, a Amazon investiu mais de US$ 1,2 bilhão e empregou mais de 15 mil pessoas, incluindo cientistas de aprendizado de máquina, desenvolvedores de software e investigadores especializados, que se dedicaram a proteger clientes, marcas, vendedores parceiros e nossa loja contra falsificações, fraudes e outras formas de abuso.
O sucesso de nossa estratégia de proteção de marca continua se concentrando em 4 áreas principais:
- esforços proativos e eficazes para proteger nossa loja,
- ferramentas líderes do setor que permitem que os detentores de direitos se associem conosco para melhor proteger suas marcas,
- avanços na responsabilização de pessoas mal-intencionadas e
- melhor proteção e educação do cliente. Essa é uma jornada de muitos anos e continuamos empenhados em impedir as falsificações.
Aqui estão alguns destaques do nosso Relatório de Proteção de Marca de 2023:
1. Nossas inovações na verificação de vendedores estão impedindo que pessoas mal-intencionadas tentem criar novas contas. Nossa verificação do vendedor usa detecção de falsificação de documentos, verificação avançada de imagem ou vídeo e outras tecnologias para confirmar rapidamente a autenticidade dos documentos de identidade emitidos pelo governo e se eles correspondem à pessoa que está solicitando vender em nossa loja. Essas tecnologias, juntamente com a inovação contínua em nossa detecção baseada em Machine Learning, estão impedindo que agentes mal-intencionados tentem criar novas contas de vendedor na Amazon. Em 2023, a Amazon interrompeu mais de 700 mil tentativas mal-intencionadas de criar novas contas de vendedor, interrompendo-as antes que pudessem listar um único produto em nossa loja.
2. Embora o número de produtos disponíveis para venda em nossa loja tenha continuado a crescer, o número de avisos de violação válidos enviados pelas marcas diminuiu. Seguimos a inovar e aprimorar nossas proteções automatizadas de marca, que aproveitam os últimos avanços em inteligência artificial para ficar à frente de novas e emergentes táticas de malfeitores. Esses modelos avançados de Machine Learning usam milhares de sinais, incluindo dados fornecidos por marcas inscritas no Registro de Marcas, para proteger clientes e marcas. Em 2023, nossa equipe usou uma variedade de modelos avançados de aprendizado de máquina, incluindo avanços significativos em visão computacional e Large Language Model (LLM), para detectar sistematicamente muitos tipos diferentes de violação, incluindo melhorar nossa capacidade de detectar com precisão violações complexas de propriedade intelectual visual de logotipos, formas e padrões. Esses avanços nos permitem lidar com tarefas repetitivas complexas de forma eficiente e com precisão em escala. Desde 2020, embora o número de produtos disponíveis para venda em nossa loja tenha crescido significativamente, vimos uma redução de mais de 30% no total de avisos de violação válidos enviados pelas marcas.
3. Trabalhando em parceria com marcas e autoridades policiais em todo o mundo, continuamos tendo sucesso em responsabilizar pessoas mal-intencionadas, impedindo que elas abusem de nossas lojas e de outras lojas varejistas. Nossos esforços para identificar e desmantelar organizações falsas estão funcionando e tendo um impacto global positivo. Desde seu lançamento em 2020, a Unidade de Crimes Falsificados da Amazon perseguiu mais de 21 mil malfeitores por meio de litígios e encaminhamentos criminais às autoridades policiais. Em 2023, identificamos, apreendemos e descartamos adequadamente mais de 7 milhões de produtos falsificados em todo o mundo, impedindo que eles prejudicassem os clientes ou fossem revendidos em outras partes da cadeia de suprimentos do varejo. Além do descarte de produtos falsificados, em 2023, a Amazon fortaleceu sua colaboração transfronteiriça contra a falsificação com marcas e autoridades chinesas, o que levou a mais de 50 ações de invasão bem-sucedidas com mais de 100 malfeitores identificados e detidos para interrogatório, muitos dos quais são fabricantes, fornecedores ou distribuidores originais de produtos falsificados. Essa colaboração resultou em várias condenações criminais, incluindo multas e sentenças de prisão.
4. Estamos trabalhando com especialistas e associações do setor para educar os consumidores sobre o perigo de comprar produtos falsificados. Reconhecemos a importância de educar os consumidores sobre os riscos de produtos falsificados e continuamos explorando maneiras de fazer isso. Por exemplo, em parceria com a International Trademark Association e a DECA, a Amazon lançou o Unreal Campaign Challenge. O desafio pedia aos estudantes que produzissem um vídeo de 60 segundos que fosse um anúncio de serviço público sobre os perigos de comprar produtos falsificados. O Unreal Campaign Challenge alcançou mais de 177 mil membros globais da DECA e os vencedores foram reconhecidos na Conferência Internacional de Desenvolvimento de Carreira anual da DECA, na frente de 22 mil estudantes.
Estamos orgulhosos do progresso que estamos fazendo na prevenção de falsificações em nossa loja. Isso tem exigido uma inovação significativa e não seria possível sem as parcerias que conseguimos construir com marcas, associações, formuladores de políticas, autoridades policiais e outros. Continuaremos comprometidos com a inovação contínua e não descansaremos até reduzirmos as falsificações a zero.
Convido você a ler nosso Relatório de Proteção de Marca de 2023 (em inglês), no qual você encontrará atualizações mais detalhadas sobre essas áreas estratégicas de foco e o progresso que fizemos em 2023.
Obrigado,
Dharmesh Mehta
Vice-presidente de Serviços de Parceiros de Vendas Globais da Amazon