O Projeto Kuiper é uma iniciativa da Amazon para fornecer banda larga rápida e confiável a comunidades em todo o mundo que atualmente não são atendidas ou são mal atendidas pelos provedores de internet tradicionais. Para atingir esse objetivo, a Amazon implantará milhares de satélites em órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês) conectados a uma rede global de antenas, fibra e pontos de conexão à internet no solo.
Às 15h06 horário de Brasília, sexta-feira, 6 de outubro de 2023, o Projeto Kuiper enviou seus dois primeiros satélites ao espaço a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). O lançamento deu início à missão Kuiper Protoflight, uma série de testes de um mês para validar o design do nosso sistema e o desempenho da rede. Os nossos engenheiros já coletaram os dados mais importantes da missão.
“Há muito trabalho pela frente, mas neste ponto da missão, estou entusiasmado em informar que o KuiperSat-1 e o KuiperSat-2 estão operando nominalmente”, disse Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper. “Os dois satélites estão estáveis em órbita, captando energia do Sol e se comunicando através de todas as ligações da Terra ao espaço e do espaço à Terra. Já estamos aprendendo muito com esta missão que ajudará a melhorar ainda mais nossos sistemas de produção, e a equipe deve estar muito orgulhosa deste marco”.
Na próxima fase da missão, iremos verificar a comunicação de dados fim-a-fim (do terminal do cliente até a internet). Isso envolve o roteamento de dados da internet, por meio de nossa rede terrestre integrada à Amazon Web Services (AWS).
Progredindo na missão do Projeto Kuiper
O Projeto Kuiper planeja iniciar a produção de satélites em Kirkland, Washington, antes do final do ano, em paralelo com a missão Protoflight. Os aprendizados da missão ajudarão a refinar o hardware, o software e a infraestrutura que sustenta o Sistema Kuiper. O primeiro desses satélites de produção está dentro do cronograma, para ser lançado no primeiro semestre de 2024, e esperamos iniciar os testes beta com os primeiros clientes comerciais no segundo semestre de 2024.
“É muito encorajador ver esta rede avançada começar a se unir”, disse Badyal. “Estamos entusiasmados com o progresso que está sendo feito e com a nossa oportunidade de ajudar a conectar comunidades carentes e não atendidas em todo o mundo."