Mais da metade de toda a população brasileira se autodeclara negra, segundo o IBGE, com dados de 2022. E, para enaltecer a felicidade de pessoas negras como um ato de resistência a diversos tipos de preconceito, a Amazon Brasil lança a campanha “Sorriso Negro – Celebrando a potência de cada sorriso”, como forma de apoiar e criar experiências inclusivas para funcionários, clientes e comunidades pelo mundo.
A iniciativa tem como objetivo enfatizar sorrisos como um símbolo de força e resistência. Além disso, de ter um impacto significativo na luta pela equidade racial, reforçando o compromisso contínuo da Amazon Brasil em promover a igualdade e a inclusão, seguindo nossos valores corporativos de obsessão pelo cliente e responsabilidade social. A Amazon Brasil preza que todas as suas equipes tenham oportunidades e remunerações iguais, e benefícios que permitam equilibrar a vida profissional com as necessidades pessoais.
A protagonista é Bia Souza, judoca medalhista de ouro. Em carta aberta que inicia a campanha, Bia relembra o momento em que, ao subir ao pódio em Paris para conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil, não se lembrou de sorrir.
“Olha que maluco: justamente quando eu mais merecia, você se atrasou. E essa sua ausência repercutiu Brasil afora. Desse instante em diante, eu tracei um compromisso comigo mesma: nunca mais esquecer de abrir as portas pra você. Por todas as vezes que eu não sorri na infância, por todas as mulheres que vieram antes de mim, pelas crianças que me têm como inspiração”.
“Na Amazon, acreditamos que a valorização da diversidade e da inclusão é essencial para o sucesso de nossos negócios e para a criação de uma sociedade mais justa. Nosso compromisso vai além de datas comemorativas. Estamos empenhados em garantir visibilidade, acessibilidade e oportunidades de crescimento para todos os nossos funcionários, clientes e comunidades”, complementa Laura Santana, Líder de Diversidade da Amazon Brasil.
A beleza e a força do sorriso negro
A campanha destaca a beleza e a força dos sorrisos negros, além de promover um impacto significativo junto a causas que lutam pela equidade racial.
O sorriso, que já é o símbolo da Amazon, é o fio condutor desta campanha, voltada para canais digitais e redes sociais. O desdobramento para o offline é ainda mais marcante: projeções de sorrisos negros reais em locais de grande visibilidade em Salvador, cidade-marco para a história e a cultura afro-brasileira.
Mais que sorrisos, o ano todo
Além das atividades internas e da campanha de comunicação, a Amazon.com.br continua com sua página anual de músicas, todos os formatos de livros, incluindo audiolivros da Audible e produtos de Pequenos Negócios que visam trazer visibilidade e celebrar a cultura Negra, – disponível em amazon.com.br/consciencianegra. Olhando para influenciadores negros e formas de monetização de produtos e serviços, por meio do programa de afiliados, criadores possuem um marketplace exclusivo, onde 100% do lucro dos produtos são destinados a eles, além de treinamento e eventos sobre o mercado.