O Projeto Kuiper está pronto para enviar seu primeiro lote completo de satélites ao espaço, marcando um passo importante em sua missão de fornecer internet rápida e confiável a clientes e comunidades ao redor do mundo. A missão, chamada "KA-01" (Kuiper Atlas 1), será lançada a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, e colocará 27 satélites em uma órbita de 450 quilômetros (280 milhas) acima da Terra. No momento, o lançamento está programado para ocorrer não antes das 13:00 (horário de Brasília) de quarta-feira, 9 de abril.

Saiba mais sobre a nova iniciativa da Amazon no espaço e como está o desempenho dos satélites de testes do Projeto.

A página da missão "Kuiper 1" da ULA fornecerá atualizações sobre o lançamento, bem como uma transmissão ao vivo que começará aproximadamente 20 minutos antes da decolagem.

 

Iniciando a implantação em grande escala

Satélites encapsulados do Projeto Kuiper sendo transportados para integração com Atlas V- Amazon Image

O Projeto Kuiper fornecerá internet de alta velocidade e baixa latência para praticamente qualquer local do planeta, e prevemos iniciar a oferta de serviço aos clientes ainda este ano. Nosso sistema de satélites de primeira geração contará com mais de 3.200 satélites avançados em órbita baixa e garantimos mais de 80 lançamentos para implantar essa constelação inicial, com cada um adicionando dezenas de satélites à rede. A missão KA-01 é apenas a primeira etapa desse processo.

"Projetamos alguns dos satélites de comunicação mais avançados já construídos, e cada lançamento é uma oportunidade de adicionar mais capacidade e cobertura à nossa rede", disse Rajeev Badyal, vice-presidente do Projeto Kuiper. "Realizamos testes extensivos em solo para nos prepararmos para esta primeira missão, mas algumas coisas só podem ser aprendidas em voo. Esta será a primeira vez que testaremos nosso design final de satélite e a primeira vez que implantamos tantos satélites de uma só vez. Independentemente de como a missão se desenrole, este é apenas o início da nossa jornada, e temos todas as peças no lugar para aprender e nos adaptar à medida que nos preparamos para lançar repetidamente nos próximos anos."

DIRECTV Latin America and Sky Brasil will use Project Kuiper’s network to offer affordable, high-speed internet access to communities across seven countries, giving customers access to online resources and helping them share their knowledge and cultures with the world.

Os satélites da missão KA-01 representam uma atualização significativa em relação aos dois protótipos de satélites que testamos com sucesso durante a nossa missão Protoflight, em outubro de 2023. Aprimoramos o desempenho de todos os sistemas e subsistemas a bordo, incluindo antenas de matriz faseada, processadores, painéis solares, sistemas de propulsão e links ópticos entre satélites. Além disso, os satélites são revestidos com um filme espelhado dielétrico exclusivo de Kuiper, que dispersa a luz solar refletida, para torná-los menos visíveis para astrônomos em solo.

A carga útil da missão KA-01 será a mais pesada já transportada pelo foguete Atlas V da ULA. Para acomodá-la, a ULA utilizará a configuração mais poderosa do foguete, incluindo cinco propulsores sólidos, além do propulsor principal, e uma carenagem de carga útil (que contém os satélites) de 23,5 metros de altura e 5 metros de largura.

Nos próximos anos, as equipes de Kuiper e da ULA realizarão mais sete lançamentos do Atlas V e 38 lançamentos do foguete Vulcan Centaur, de maior porte. Outros 30 lançamentos estão planejados com nossos outros fornecedores: Arianespace, Blue Origin e SpaceX.

 

Acompanhando o progresso da missão

Lançamento da missão Kuiper Protoflight - ULA Image

O lançamento é apenas o primeiro passo na missão KA-01, que durará vários meses. A ULA gerenciará a sequência de lançamento e implantação a partir de seu Centro Avançado de Operações Espaciais, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Depois que todos os satélites se separarem do foguete, a equipe de Kuiper assumirá o gerenciamento da constelação a partir do nosso centro de operações 24/7 em Redmond, Washington.

Nosso objetivo inicial para a missão KA-01 é implantar todos os satélites em órbita com segurança, garantindo que possam manobrar de forma independente e se comunicar com nossa equipe em solo. Para isso, após a separação bem-sucedida do foguete, os satélites iniciarão uma série de etapas, em sua maioria automatizadas, para ativar seus sistemas de bordo e utilizar seus sistemas de propulsão elétrica para gradualmente ascender à órbita designada de 630 km. Os satélites viajarão a mais de 27.000 km/h e circularão o planeta aproximadamente a cada 90 minutos.

Enquanto os satélites completam esse processo, nossa meta final é fornecer conectividade de rede de ponta a ponta. Isso envolve o envio de dados da internet, por meio da infraestrutura terrestre, para os satélites e até as antenas terminais dos clientes, repetindo o percurso no sentido inverso.

  Próximas etapas do Projeto Kuiper

O logotipo Amazon é aplicado na carenagem de um foguete Atlas V– Amazon Image

Após a missão KA-01, continuaremos aumentando nossas taxas de produção, processamento e implantação para iniciar a entrega de serviço aos clientes. Já começamos a enviar e processar satélites para nossa próxima missão: a KA-02, que também será lançada por um foguete Atlas V a partir de Cabo Canaveral.

Se você deseja fazer parte da equipe de Kuiper e apoiar nossa missão de levar banda larga rápida e confiável a clientes e comunidades em todo o mundo, explore nossas vagas abertas.