Na terceira edição da iniciativa, realizada ao longo do segundo semestre de 2023, 10 empreendedoras receberam prêmios de R$ 5 mil, além de mentorias com especialistas da Amazon Brasil e da Rede Mulher Empreendedora (RME), para aprimorar o desenvolvimento de seus negócios. Os prêmios fazem parte do programa Decola Garota, que oferece aceleração online e gratuita para impulsionar o empreendedorismo feminino e apoiar mulheres que querem expandir os seus negócios com o apoio da Amazon.com.br.
Mais de 2 mil mulheres se inscreveram para a terceira edição do Decola Garota, um aumento de mais de 500% em relação à primeira turma do programa, lançado em 2022. Das inscritas, as 10 finalistas puderam aprender com especialistas da Amazon Brasil e da RME de forma 100% gratuita.
As participantes aprenderam mais sobre e-commerce, relacionamento com cliente, ESG (Environmental, Social and Governance, em sua sigla original, e sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, em tradução livre) e sobre vendas na Amazon.com.br - por exemplo, como abrir uma conta e começar a vender online, publicar produtos e configurar sua loja, catalogo, ações promocionais, programas de logística e muito mais.
Já no evento online de anúncio das finalistas, realizado em dezembro, participaram personalidades importantes do mercado, como Janaína Batista Silva, Diretora do Departamento de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação de Comércio do Governo Federal. A executiva palestrou sobre comércio internacional, além de compor o time de jurados ao lado de lideranças da Amazon Brasil e representantes da RME.
O que é o Decola Garota
O Decola Garota é um programa que tem o intuito de estimular o empreendedorismo feminino, disponibilizando as melhores ferramentas disponíveis na Amazon Brasil para contribuir com pequenos e médios negócios gerenciados por mulheres. O programa faz parte das iniciativas de aceleração da Amazon Brasil e já capacitou centenas de brasileiras de diversas regiões do país.
Podem participar do programa empreendedoras de todas as regiões do Brasil que possuem negócio formalizado por meio de CNPJ. Seus negócios devem ter foco em produtos físicos não perecíveis e que ainda não fazem parte do marketplace da Amazon.com.br, mas possuem interesse em expandir suas vendas nacionais e internacionais.
Conheça as finalistas do Decola Garota 2023
Cátia Úrsula Casimiro da Silva - Pretear MODA AFRO
Danielle Cotrin - Templo Cerâmica & Slow Living
Emily Silva Padrão - Reolhar com Propósito
Eusilene Cassimiro Calmon da Silva - Moça Preta
Francisca Luciana Albuquerque Benevides - Jeitinho Zen
Jacy Diello Pardo - Tereza Diello
Leia Silva Almeida - Capim Pimenta cosméticos naturais
Marina Curvo Salmazo - MAAR
Mirella Medeiros Xavier Coutinho - Roscia
Regiane Pereira Rodrigues - Lisa e Crespa
Finalistas contam suas histórias
“O projeto foi importante para mim. Ter a Amazon Brasil como parceira comercial foi muito significante e eu fiquei radiante ao ver minhas criações no site, gerando mais confiabilidade em novos clientes, quebrando dificuldades referentes a frete, proporcionando segurança na compra e sendo um sistema intuitiva para gerenciar estoque, entre muitos outros. Receber o anúncio foi incrível”, declara Mirella Coutinho, empreendedora da Roscia e uma das finalistas da turma.
Outra finalista foi a empreendedora Cátia Úrsula Casimiro da Silva, dona da Pretear Moda Afro. “O Decola Garota foi um processo desafiador de desenvolvimento pessoal e profissional. As aulas e atividades trouxeram o conhecimento da importância e oportunidade que o e-commerce pode oferecer a pequenos empreendedores. Ser uma finalista foi um reconhecimento da minha marca e a confirmação do meu potencial como empresária de sucesso”, diz.
Já para Francisca Luciana Albuquerque Benevides, empreendedora do negócio Jeitinho Zen e também finalista, “o programa mudou minha mentalidade e me fez enxergar um universo de possibilidades”. “As capacitações e todo o acompanhamento trouxeram segurança para eu criar minha primeira loja dentro da Amazon.com.br e ainda me ensinaram a desenvolver maior senso de apreciação pela minha marca e pelos meus produtos. E, claro, ser uma das 10 vencedoras representou o auge desse grande desafio de aprendizado e expansão, que abracei com coragem e firmeza”, pontua.