Como a Amazon Brasil impulsiona pequenas e médias empresas para transformar a economia

Temos a missão clara de crescer e contribuir continuamente com o desenvolvimento econômico nacional e assim impactar positivamente a vida de milhões de brasileiros. Desde o início das nossas operações no Brasil, estamos focados em expandir nossa infraestrutura logística, ampliar nosso portfólio de produtos e serviços, e apoiar de forma contínua o desenvolvimento econômico do país.

Para crescermos de forma sólida, colaboramos no desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs) em suas diversas frentes de negócios, capacitando um número crescente de brasileiros a concretizar seus sonhos e expandir seus negócios, gerando valor e desenvolvimento local.

Em expansão no Brasil, superamos em 2025 a marca de mais de 100 mil vendedores parceiros no país, conectados ao nosso serviço de marketplace, sendo 99% deles micro, pequenas e médias empresas. O crescimento de vendedores parceiros alcançou crescimentos relevantes em todos os estados, com destaque para o Rio de Janeiro, por exemplo, com um aumento de 76% em comparação com 2023, totalizando agora mais de 15 mil vendedores. Segundo recente estudo da PwC¹, mais de 170 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos) foram gerados em 2024, por meio do nosso serviço de marketplace, gerando R$ 11,3 bilhões, pela produção dos itens vendidos em 2024, um crescimento de mais de 100% em dois anos.

Para ilustrar como estamos acelerando a democratização do acesso à tecnologia e ao mercado digital para as PMEs brasileiras, lançamos no mês de abril o nosso primeiro relatório de impacto para o crescimento e sucesso do empreendedorismo nacional. Chamado de “Amazon Brasil: Impulsionando PMEs que transformam a economia nacional”, reforçamos nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável dos negócios brasileiros e a visão de longo prazo para o país.

amazon_por_luizaferraz-79
Foto de Luiza Ferraz

Segundo o relatório, em pouco tempo a Amazon se tornou um catalisador para a expansão de negócios locais, onde 78% das vendas pelo seu serviço de marketplace, acontecem fora dos estados onde os vendedores estão sediados, evidenciando o poder da digitalização na quebra de barreiras geográficas. O fortalecendo da nossa rede de pequenas e médias empresas (PMEs), contribuem diretamente para a nossa expansão da seleção de produtos no Brasil e hoje já são mais de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias, entre varejo e marketplace estão disponíveis na Amazon.com.br, com entregas em 100% dos municípios do Brasil.

Outro exemplo de sucesso é o Amazon Hub, que possibilita que PMEs ampliem suas rendas por meio das entregas de produtos comercializados pelo site da Amazon dentro das suas regiões e comunidades de atuação, sem expectativa de investimento adicional.

O sucesso é uma trajetória compartilhada e as pequenas e médias empresas brasileiras são a força motriz e continuaremos investindo cada vez mais para que muitos sonhos possam se tornar realidade!

DSCF5457
Foto de Bernardo Nielsen

¹Os resultados do estudo foram coletados durante os meses de janeiro a dezembro de 2024 pela PwC, com fonte do IBGE e Strategy& Analysis.