A Estação Amazon de Leitura é uma iniciativa entre o Instituto Pró-Saber SP, organização sem fins lucrativos que promove atividades de alfabetização e leitura para crianças e jovens em Paraisópolis (SP), e a Amazon. Com bibliotecas móveis, a ação leva livros a localidades onde a Amazon Brasil opera com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças em fase de alfabetização.
A iniciativa começou em São Paulo com o Pró-Saber SP e, neste ano, foi expandida para outras regiões do país, com contribuição da Amazon Brasil. Hoje, crianças da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco (Nordeste); Brasília e Goiás (Centro-Oeste); Paraná e Rio Grande do Sul (Sul); São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste) têm atividades de leitura em sala de aula e empréstimo de livros, entre outras ações.
As primeiras 20 unidades foram inauguradas em março deste ano e outras 16 entraram em operação em setembro, totalizando 36 bibliotecas móveis em escolas públicas de ensino fundamental I e ONGs. Ao todo, 7.702 livros foram doados para as estações, que impactam 17.375 crianças.
Como funciona a Estação Amazon de Leitura?
“Queríamos doar bibliotecas que fossem vivas, interativas e dinâmicas e, por isso, o Pró-Saber SP entra com sua metodologia do ‘ler e brincar’, em que diariamente, em sala de aula, as crianças escutam ou leem uma história e a partir dela aprendem a interpretar textos com atividades lúdicas, mexendo com massinha, desenho e origami, por exemplo”, explica Juliana Sá, Líder de Impacto Social na Amazon Brasil. “Além disso, estimulamos as escolas a emprestar livros para os alunos, de forma que eles possam ler em casa com seus pais, criando laços afetivos importantes que estimulam o prazer de ler”.
Antes do projeto, 39% das escolas que hoje têm Estação Amazon não tinham biblioteca e 28% não emprestavam livros. Com o projeto Estação Amazon de Leitura, diariamente, quase 18 mil crianças de diferentes locais do Brasil são estimuladas e ler ou ouvir histórias.
As localidades que recebem as bibliotecas móveis são indicadas por nossos Amazonians. A partir daí, as bibliotecas são montadas e partimos para o treinamento de guardiões – profissionais da instituição que se tornam responsáveis por cuidar do espaço. Todas as instituições que recebem o projeto se comprometem a realizar pelo menos uma leitura coletiva com as crianças por dia. Cada biblioteca conta com 160 títulos, cujo catálogo é feito com curadoria do Pró-Saber SP, que seleciona histórias com as quais as crianças possam se inspirar e de forma que a leitura se torne cativante, estimulante e socialmente responsável.
Além dos livros, as Estações Amazon de Leitura contam com sacolas retornáveis para empréstimo, tapetes, almofadas e estantes com rodinhas que podem ser facilmente transportadas. Outro diferencial é o envolvimento de Amazonians como voluntários. “Em todas as inaugurações das Estações Amazon de Leitura, combinamos com as escolas e ONGs a visita de nossos voluntários para ler e brincar com as crianças. Depois, eles voltam ao longo do ano para fazer novas leituras e manter a chama acesa. Tivemos muitos casos de funcionários que foram ler para seus próprios filhos nas escolas onde estudam, o que torna essa ação ainda mais especial”, conta Juliana Sá.
Para contribuir com esse projeto, a Amazon Brasil contou com o apoio logístico da transportadora Total Express, um dos parceiros de entrega da empresa, que se responsabilizou por enviar os livros bibliotecas para todos os estados em que a ação foi realizada.
Leitura como parte vital da Amazon
A Amazon surgiu como uma livraria online e, anos depois, expandimos para o formato que temos hoje. Por isso, a literatura é parte fundamental da empresa. Muitas das nossas ações abordam o fomento à leitura e à escrita, assim como diversos de nossos prêmios estão associados à temática.
Essa iniciativa, em especial, reflete o Princípio de Liderança “Sucesso e crescimento trazem maior responsabilidade”, que aborda nosso compromisso com o impacto positivo em toda a sua cadeia. A Amazon apoia causas e o desenvolvimento profissional das pessoas nas comunidades onde atua, realizando doações e incentivando o voluntariado.
A força do voluntariado
Só entre Julho e Setembro, 195 Amazonians brasileiros realizaram algum tipo de voluntariado e acumularam 631 horas de trabalho atendendo 30 comunidades do Brasil afora. Ao todo, foram organizados 32 eventos, em 22 localidades diferentes.