Nós já tínhamos antecipado: uma das palestras mais esperadas do re:Invent a cada ano é feita pelo vice-presidente e diretor de tecnologia da Amazon, Dr. Werner Vogels. E, nesta quinta (30), ele divulgou sua muito aguardada lista anual de previsões tecnológicas.
Dr. Vogels fez quatro previsões para 2024, desde uma inteligência artificial (IA) culturalmente consciente e avanços inovadores em FemTech até a evolução da educação em tecnologia. Além disso, ele prevê uma mudança significativa nos próximos anos na educação e na aprendizagem contínua.
Isso porque, para ele, a aprendizagem baseada em competências e a formação no local de trabalho se tornarão mais importantes do que nunca – e funcionarão para preparar a próxima geração de trabalhadores tecnológicos e ajudar aqueles que já estão na indústria a acompanhar a inovação tecnológica. Veja Werner compartilhar suas ideias neste vídeo, em inglês:
Aqui está um resumo das previsões do Dr. Vogels:
IA generativa:
A IA generativa torna-se culturalmente consciente. Hoje, os Large Language Models (LLMs) são treinados principalmente com dados em inglês e, portanto, apresentam preconceitos culturais. Como o treinamento inclui conjuntos de dados cada vez mais diversos, aprimorados por métodos como aprendizagem por reforço a partir de feedback de IA (RLAIF) e debates multiagentes, espera-se que esses modelos aprendam uns com os outros e alcancem uma compreensão mais refinada das nuances da cultura, apresentando assim uma abordagem mais expansiva.
FemTech:
A FemTech, termo usado para descrever tecnologia direcionada a mulheres, finalmente decola. A saúde da mulher, uma indústria há muito esquecida, está finalmente ganhando a atenção merecida. Com o aumento do acesso a dados de saúde exclusivos e os avanços nas tecnologias de cloud, os investimentos estão aumentando e estamos prestes a desbloquear melhores diagnósticos e resultados para as pacientes. As mulheres empreendedoras pioneiras deverão redefinir não apenas a saúde das mulheres, mas todo o setor de saúde.
Assistentes de IA no desenvolvimento de software:
Evoluindo a partir de geradores de código básicos, essas ferramentas de IA se tornarão colaboradores incansáveis ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento de software para atender às necessidades dos engenheiros em todos os níveis. Eles simplificarão sistemas complexos, sugerirão aprimoramentos precisos e assumirão todo o trabalho pesado indiferenciado. Os desenvolvedores poderão se concentrar mais nas tarefas criativas que impulsionam a inovação.
Para ler mais detalhes sobre suas previsões para 2024 e mais, visite o blog All Things Distributed. E, enfim, nas palavras de Vogels: “Agora, vá construir!”