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Andy Jassy explica 8 coisas que você talvez não saiba sobre os Princípios de Liderança da Amazon

4 min
andy jassy
Os Princípios de Liderança geram tensões entre si e cada situação em que são aplicados é um pouco diferente. Nosso CEO explica algumas das nuances mais difíceis de acertar e por que, após 27 anos, ainda precisa estudar sobre isso.

Quer ter sucesso na Amazon? Pratique nossos 16 Princípios de Liderança. Já é um líder na empresa? Um Amazonian de longa data? Um bar raiser? Ainda assim, você precisa praticar. Muito. Alguns dos Princípios de Liderança são complementares uns aos outros, enquanto outros geram tensão entre si — e isso é intencional. Afinal, na vida e no trabalho, sempre há nuances.

Mesmo depois de 27 anos, nosso CEO, Andy Jassy, continua praticando e aprimorando a forma como aplica os Princípios de Liderança. “Ainda estou trabalhando nisso”, diz ele na série de vídeos Princípios de Liderança explicados. “As pessoas mudam, a dinâmica competitiva muda, os produtos mudam, a tecnologia muda. Os Princípios de Liderança são algo em que você precisa trabalhar constantemente. Quando bem aplicados, são poderosos.”

Lançamos uma versão em podcast desta série no Audible para que você possa ouvi-la em qualquer lugar. Aqui, nas palavras de Andy, estão oito coisas que podem ajudar a praticar melhor os Princípios de Liderança da Amazon.

VISÃO GERAL DA PÁGINA
“Mentalidade de dono” o Princípio de Liderança mais associado a atitude e vai além de suas próprias responsabilidades e da equipe.
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    “Mentalidade de dono” o Princípio de Liderança mais associado a atitude e vai além de suas próprias responsabilidades e da equipe.
  • “Mentalidade de dono” o Princípio de Liderança mais associado a atitude e vai além de suas próprias responsabilidades e da equipe.
  • “Estar certo, e muito” nem sempre significa que sua própria ideia é a que prevalece.
  • As pessoas geralmente erram em “Ganhar a confiança”.
  • O debate é essencial para “ser firme, discordar e se comprometer”. Mas o mesmo acontece com saber quando se comprometer com uma decisão.
  • A Amazon espera que os líderes sejam estratégicos ("Pensar grande") e arregacem as mangas para entrar em detalhes ("Mergulhar fundo").
  • “Ter iniciativa” não está predeterminado. É uma decisão de liderança e cultura.
  • “Entregar resultados” significa não apenas lançar, mas também iterar constantemente.
  • A capacidade de “aprender e ser curioso” pode fazer a maior diferença entre uma carreira de alto crescimento e uma carreira estagnada.
Os Princípios de Liderança geram tensões entre si e cada situação em que são aplicados é um pouco diferente. Nosso CEO explica algumas das nuances mais difíceis de acertar e por que, após 27 anos, ainda precisa estudar sobre isso.

Quer ter sucesso na Amazon? Pratique nossos 16 Princípios de Liderança. Já é um líder na empresa? Um Amazonian de longa data? Um bar raiser? Ainda assim, você precisa praticar. Muito. Alguns dos Princípios de Liderança são complementares uns aos outros, enquanto outros geram tensão entre si — e isso é intencional. Afinal, na vida e no trabalho, sempre há nuances.

Mesmo depois de 27 anos, nosso CEO, Andy Jassy, continua praticando e aprimorando a forma como aplica os Princípios de Liderança. “Ainda estou trabalhando nisso”, diz ele na série de vídeos Princípios de Liderança explicados. “As pessoas mudam, a dinâmica competitiva muda, os produtos mudam, a tecnologia muda. Os Princípios de Liderança são algo em que você precisa trabalhar constantemente. Quando bem aplicados, são poderosos.”

Lançamos uma versão em podcast desta série no Audible para que você possa ouvi-la em qualquer lugar. Aqui, nas palavras de Andy, estão oito coisas que podem ajudar a praticar melhor os Princípios de Liderança da Amazon.

  • 1.
    “Mentalidade de dono” o Princípio de Liderança mais associado a atitude e vai além de suas próprias responsabilidades e da equipe.

    “Isso significa que quando você diz à sua equipe que tem algo para fazer, você não precisa ser lembrado constantemente de concluir a sua tarefa. Mas também é uma forma mais holística e de longo prazo de pensar sobre o negócio e a empresa. Os grandes donos estão sempre se perguntando: 'O que eu faria se esse fosse meu dinheiro?'

    Quem tem mentalidade de dono garante que os problemas tenham um caminho para a solução e eles mesmos os conduzem, se necessário. Quando há um problema difícil, eles não o repassam para outra pessoa. Eles descobrem como reunir um grupo capaz de encontrar a solução certa para os clientes.”

    Na Amazon, todos e todas são responsáveis por demonstrar os Princípios de Liderança por meio de ações, todos os dias. Nossos Princípios de Liderança descrevem como a Amazon faz negócios, como os líderes lideram e como mantemos o cliente no centro de nossas decisões. Nossa cultura única, descrita por nossos Princípios de Liderança, nos ajuda a perseguir incansavelmente nossa missão de ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora e o lugar mais seguro para trabalhar.

  • 2.
    “Estar certo, e muito” nem sempre significa que sua própria ideia é a que prevalece.

    “Costumo questionar minhas crenças mais arraigadas sobre um determinado tópico para ver se elas estão realmente certas. Existe outra maneira de pensar sobre isso? Podemos fazer melhor para os clientes? A chave é envolver as pessoas certas no feedback, ouvir as diferentes perspectivas e depois pensar na melhor resposta possível para os clientes ou a empresa. Não importa se a ideia é sua ou não. Estamos todos tentando encontrar a melhor resposta possível para os clientes, seja de quem for a ideia.

    Quando estamos pensando em um problema difícil, precisamos envolver as pessoas certas para dar feedback. Muitas vezes, é por isso que, como líderes, falamos por último: queremos a opinião de todos. Em muitas das melhores reuniões das quais participo, nunca precisei expressar uma opinião.”

  • 3.
    As pessoas geralmente erram em “Ganhar a confiança”.

    “Às vezes, eles confundem isso com serem gentis uns com os outros, terem coesão social ou não se desafiarem nas reuniões. Não é isso que queremos dizer. O que queremos dizer é ser honesto, autêntico, direto, ouvir atentamente, mas desafiar respeitosamente se você discordar e, em seguida, entregar o que disse que faria.

    Se você quer ganhar confiança, se você diz que tem algo, entregue-o. Se você possui algo e não está bom, seja autocrítico e conserte isso.”

  • 4.
    O debate é essencial para “ser firme, discordar e se comprometer”. Mas o mesmo acontece com saber quando se comprometer com uma decisão.

    “Na Amazon, você não tem apenas o poder de se manifestar se achar que estamos fazendo algo errado para nossos clientes. Espera-se que você faça isso, independentemente do nível.

    A ideia para nós é buscar a verdade. Não estamos tentando nos comprometer um com o outro para que se sintam ou convivam melhor. Estamos tentando descobrir a verdade sobre o que é importante para os clientes. É nisso que devemos basear nossas decisões.

    Então, depois de qualquer debate que tenhamos e que gere uma decisão, temos, como grupo, que nos comprometer totalmente com essa decisão. Mesmo se você estivesse do lado oposto ao que acabou sendo decidido, precisamos concentrar toda a nossa energia no remo da mesma maneira.”

  • 5.
    A Amazon espera que os líderes sejam estratégicos ("Pensar grande") e arregacem as mangas para entrar em detalhes ("Mergulhar fundo").

    “Há muitas pessoas que conseguem preencher muitos quadros brancos nas salas de escritório com ótimas ideias, mas que não sabem como chegar aos detalhes dessas ideias corretamente. A realidade é que os detalhes de qualquer ideia são o que mais importa. Isso é o que as pessoas e os clientes realmente veem.

    Todos os produtos e negócios dos quais participei ou vi na Amazon foram criados ou destruídos pelo quão bons éramos em acertar os detalhes. Em nossa escala, mesmo um impacto de 1% ou 0.5% atinge milhões de pessoas.”

  • 6.
    “Ter iniciativa” não está predeterminado. É uma decisão de liderança e cultura.

    “Você tem que pensar nas decisões de uma certa maneira. A maioria das decisões que qualquer organização toma pode ser caracterizada como decisões de mão única ou dupla.

    Imagine entrar por uma porta. Há certas portas pelas quais você pode passar e, se cometeu um erro, pode voltar imediatamente sem nenhum dano. Essas são portas bidirecionais.

    Depois, há um número menor de decisões, nas quais, se você entrar por aquela porta, seria muito difícil voltar atrás. Essas são decisões unilaterais.

    A grande maioria das decisões que tomamos o tempo todo aqui na Amazon são decisões bidirecionais. Essas decisões devem ser tomadas no nível da equipe e você deve tomá-las rapidamente. Pense: 'Quando acabar esta semana, meus clientes estarão em melhor situação do que quando comecei a semana? '”

  • 7.
    “Entregar resultados” significa não apenas lançar, mas também iterar constantemente.

    “Muitas vezes, quando as pessoas começam a lançar algo, elas respiram fundo e sentem que terminaram. A realidade é que o lançamento ou a entrega não são a linha de chegada. É a linha de partida — na verdade, leva você ao ponto de partida para realmente construir e tornar algo significativo.

    Você precisa ver a que os clientes reagem. Você precisa obter feedback dos clientes e precisa iterar. Você tem sete, oito, nove lançamentos em que está iterando rapidamente e, de repente, acorda e percebe que tem algo realmente significativo que importa para os clientes. É assim que a entrega se parece.”

  • 8.
    A capacidade de “aprender e ser curioso” pode fazer a maior diferença entre uma carreira de alto crescimento e uma carreira estagnada.

    “Algumas pessoas, em determinado momento, acham muito ameaçador ou difícil continuar aprendendo. O segundo em que você acha que ainda há um pouco para aprender é o segundo em que você está relaxando como indivíduo e como profissional.

    Você precisa estar voraz e faminto para encontrar maneiras de aprender. Não é fácil de fazer. Você precisa pensar na ideia de que não sabe tudo e que há muito a aprender. E mesmo que você tenha passado muitos meses ou anos aprendendo uma determinada área, ela pode virar de cabeça para baixo muito rapidamente. Em vez de se sentir ameaçador e assustador, você precisa pensar nisso como parte da diversão do que você faz.”

    Liz Jones, uma 'Bar Raiser' da Amazon, explica o que significam nossos famosos Princípios de Liderança e como são importantes para conseguir um emprego na Amazon.

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    “Mentalidade de dono” o Princípio de Liderança mais associado a atitude e vai além de suas próprias responsabilidades e da equipe.
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    “Estar certo, e muito” nem sempre significa que sua própria ideia é a que prevalece.
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    As pessoas geralmente erram em “Ganhar a confiança”.
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    O debate é essencial para “ser firme, discordar e se comprometer”. Mas o mesmo acontece com saber quando se comprometer com uma decisão.
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    A Amazon espera que os líderes sejam estratégicos ("Pensar grande") e arregacem as mangas para entrar em detalhes ("Mergulhar fundo").
  • 6
    “Ter iniciativa” não está predeterminado. É uma decisão de liderança e cultura.
  • 7
    “Entregar resultados” significa não apenas lançar, mas também iterar constantemente.
  • 8
    A capacidade de “aprender e ser curioso” pode fazer a maior diferença entre uma carreira de alto crescimento e uma carreira estagnada.
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