Cerca de 100 jovens visitaram ao centro de distribuição em Cabo da Amazon de Santo Agostinho (PE), como parte de uma iniciativa colaborativa entre o Instituto Aliança e a Amazon Brasil.
Durante a visita, os estudantes tiveram a chance de entender o funcionamento da Amazon, explorar a operação de logística e participar de um bate-papo com Amazonians e o time de Recursos Humanos da empresa.
A programação ainda incluiu discussões sobre as diversas oportunidades de carreira da Amazon, oferecendo uma visão detalhada das possibilidades profissionais. Para encerrar, os jovens tiveram oportunidade de gravar depoimentos contando como foi a experiência e receberam os certificados de conclusão da formação oferecida pelo Instituto Aliança e brindes.
Curso gratuito de formação profissional: “Rotas e Travessias”
Essa iniciativa é resultado da colaboração do Instituto Aliança com a Amazon que, em agosto deste ano, lançou o curso gratuito “Rotas e Travessias” de formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife (PE), uma formação de mais de três meses de forma on-line e sem custos oferecida pelo Instituto Aliança, com o objetivo de criar oportunidades de formação e emprego para jovens por meio da educação, transformando vidas e reduzindo desigualdades.
“A visita foi incrível!”, comentou Maria Heloisa de Paula, participante do Rotas e Travessias. “Foi muito importante conhecer um pouco mais um dos grandes parceiros desse projeto incrível, além de entender como funciona, por dentro, uma das multinacionais mais conhecidas e admiradas do mundo: a Amazon”.
"No Instituto Aliança, acreditamos que as colaborações intersetoriais são a base para produzir impacto duradouro e promover transformação social”, afirma Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança. “Junto com a Amazon, conseguimos potencializar esforços, ampliar oportunidades e alcançar mais jovens que buscam mudar suas histórias por meio da educação e da empregabilidade. Essa união de esforços entre financiadores, executor, educadores, jovens e suas famílias, no Programa Rotas, torna seus resultados uma conquista coletiva”.
Para a Amazon, o projeto foi um importante passo para seguir impactando positivamente as comunidades onde têm operações e seus funcionários residem. No Brasil, a Amazon atualmente emprega mais de 18 mil pessoas direta e indiretamente e já impulsionou mais de 165 mil empregos externos em setores como construção civil para funções em logística e outros serviços profissionais.
“A Amazon está entusiasmada em viabilizar mais uma etapa da nossa colaboração com o Instituto Aliança, voltada a proporcionar a um público jovem acesso a um desenvolvimento profissional mais completo, ampliando oportunidades profissionais por meio da educação”, diz Juliana Sá, líder de Impacto Social da Amazon Brasil. Foi ótimo receber os jovens em nosso centro de distribuição e vê-los explorar novos horizontes”.
Saiba mais sobre o curso profissionalizante
O curso profissionalizante do Instituto Aliança tem 200 horas, distribuídas em 2 aulas por semana, com 2 horas cada, em formato online, voltadas a desenvolver competências socioemocionais, digitais, de comunicação e atitudes empreendedoras. Cada jovem recebeu um tablet com acesso à internet para auxiliar no acompanhamento das aulas e, ao final da formação, devolveram os tablets para que os próximos participantes também possam usufruir do equipamento. A meta, após a certificação, é superar 70% de jovens empregados.