Em parceria com o MDIC, a Amazon firmou um acordo para fortalecer a cultura exportadora entre empreendedores brasileiros e facilitar acesso ao mercado internacional.

A Amazon Brasil e a ApexBrasil têm uma parceria que apoia a criação de lojas de empresas brasileiras nos Estados Unidos por meio do e-commerce. Desde 2021, quando a parceria surgiu, mais de 60 empresas aproveitaram este apoio para se lançarem nos Estados Unidos.

Mas, agora, a parceria irá além. Reestruturado e com novidades, o programa E-xport edição Amazon 2024 pretende capacitar cerca de 200 empresas brasileiras interessadas em expandir negócios para os Estados Unidos. Além da capacitação, as 20 empresas selecionadas receberão da ApexBrasil até R$ 20 mil para efetivamente colocar o plano de negócios em prática. Outra novidade é a inclusão de mais atividades práticas de planejamento e apoio estratégico nos ciclos do programa, bem como descontos da rede de fornecedores e incentivos da Amazon.

“Com o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, tornamos todo o processo mais fácil e eficiente para quem quer exportar seus produtos, fornecendo suporte especializado. Estamos comprometidos em apoiar os empreendedores e empreendedoras do Brasil, seguindo com nossos esforços de fortalecer seus negócios em âmbito nacional e possibilitar uma expansão além das fronteiras. Queremos reduzir as barreiras para as empresas acessarem outros mercados, ajudando os vendedores com capacitação e logística”, resume Ricardo Garrido, diretor de marketplace da Amazon Brasil.

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A Amazon está presente em 23 países e envia produtos para mais de 200 países e territórios. Segundo a Gerente de Projetos e Parcerias para Amazon na América Latina, Valentina Neves, cerca de 75% dos clientes utilizam a Amazon para descobrir novas marcas e produtos. Por isso, muitos vendedores podem se beneficiar do endosso da empresa para levar produtos brasileiros a mais pessoas.

Qual a proposta do E-xport edição Amazon 2024?

As pequenas e médias empresas (PMEs) são motores de inovação, capazes de fazer muito com pouco, e estão sempre procurando novas maneiras de obter uma vantagem competitiva. Em mercados altamente disputados, o sucesso de qualquer empresa depende de sua capacidade de se diferenciar. É por isso que a empolgação com a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa, atingiu o auge.

De modo a auxiliar empresas brasileiras a iniciar ou ampliar as vendas digitais no mercado internacional, o novo ciclo do projeto contará com um treinamento básico no âmbito do E-Xport Meeting. Em seguida, seguirá até o fim do ano com a operação das lojas brasileiras em atividade nos Estados Unidos.

“Ao renovar esta parceria, ApexBrasil e Amazon Brasil abrem espaço para empresas interessadas em operar de maneira competitiva e crescer via comércio eletrônico através de uma das principais empresas de tecnologia do mundo”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.

A proposta, de acordo com a analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, Camila Paschoal, é promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio da inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital. Por sua vez, a Amazon tem interesse em ampliar o número de vendedores brasileiros exportando por meio da empresa, fornecendo treinamento e democratizando a exportação via e-commerce internacional.