A Amazon Brasil levou 20 monitores e 80 jovens do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, para a Bienal do Livro, principal evento de entretenimento e literatura do país. Os jovens, com idades entre 13 e 22 anos, foram selecionados pelo Coletivo Papo Reto, que trabalha com projetos sociais no Complexo do Alemão desde 2014. Com isso, os jovens tiverem a oportunidade de desfrutar do evento e a chance de adquirirem livros de seu interesse.
“Nós acreditamos bastante nessa iniciativa, principalmente pelo seu impacto social e fortalecimento do senso de comunidade”, afirma Ricardo Perez, gerente-geral da categoria de Livros na Amazon Brasil. “Ao realizar ações como a promovida dentro da Bienal do Livro, contribuiremos para a construção de um futuro melhor. Afinal, aqui na Amazon acreditamos que a leitura tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento, no enriquecimento pessoal e na promoção do engajamento cultural e social.”
A ação, que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, é mais uma das iniciativas da Amazon para promover o acesso à cultura e à educação - dessa vez, com foco em jovens de comunidades periféricas. A Amazon investe constantemente em projetos que valorizam a diversidade, a criatividade e o conhecimento a comunidades locais. Por isso, considera importante fomentar a presença desses jovens na Bienal do Livro, um dos eventos mais significativos no Brasil.
“É preciso haver uma união real para que possamos transformar realidades e evoluir o país, sem deixar ninguém para trás”, afirma Raull Santiago, ativista social e fundador do Coletivo Papo Reto. “Empresas têm um papel muito importante nesse processo, ajudando a promover possibilidades de acesso tanto a direitos quanto à construção de uma nova perspectiva. Ter a Amazon Brasil apoiando a ida de nossas crianças e jovens à Bienal do Livro é um exemplo disso: chegar junto no fazer prático, promovendo iniciativas sociais que levem à expansão de horizontes!"
Saiba mais sobre a Bienal do Livro
A Bienal do Livro é o principal evento de entretenimento e literatura do país e reúne, a cada edição, mais de 600 mil visitantes. A 40ª edição do evento acontece no RioCentro, no Rio de Janeiro, entre 1 e 10 de setembro.
“A Bienal desempenha um papel essencial na promoção da literatura no Brasil”, resume Ricardo. “Ao oferecer essa experiência cultural, estamos construindo conexões que transcendem fronteiras e aproximam realidades, promovendo um senso de pertencimento e ampliando horizontes.”
A Bienal reúne, em 2023, mais de 300 autores em 80 encontros com os leitores, com cerca de 300 editoras do país inteiro. São mais de 200 horas de programação ao todo.