30 milhões de mulheres empreendem no Brasil e muitas delas ainda desempenham múltiplos papéis, entre carreira e família, além de enfrentar os desafios de terem os próprios negócios. Por isso, para celebrar o Mês das Mulheres, a Amazon.com.br as homenageia, com o objetivo de dar visibilidade a estas empresárias e inspirar outras mulheres a empreender. Atualmente, a loja conta com mais de 60 mil vendedoras e vendedores parceiros dos quais 99% são pequenas e médias empresas (PMEs), com mais de 9.6 milhões de produtos listados.
Com filmes emocionantes, conhecemos 3 mulheres que decidiram empreender, através de depoimentos em suas próprias palavras:
1. Mariana Castro, fundadora da Minerva Candles, que produz velas aromáticas artesanais.
“Todo o por trás de ter uma empresa, eu não fazia ideia de como que era. Tive que aprender a ser marketing, a ser contadora, a aprender tudo, vender online. Hoje em dia é você ter acesso pro Brasil inteiro”, resume Mariana. “E a Amazon traz exatamente essa facilidade pra gente, porque eu já vendi pra todos os estados do Brasil. Isso é bem legal!” Assista ao vídeo completo da fundadora da Minerva Candles.
2. Adriana Rezende, fundadora da Quartinhos, loja de produtos para espaços infantis.
“Sou empresária e mãe de 6 filhos”, diz Adriana. “Como, com tantos filhos, você vai dar conta de trabalhar fora e cuidar dos seus filhos? isso me motivou empreender pra ter mais flexibilidade porque eu sabia que eu conseguia dar conta. Mesmo sendo mãe de muitos filhos, trabalhando junto com a Amazon, nós crescemos e desenvolvemos melhor os nossos processos pra conseguir chegar no nível de excelência que é próprio da Amazon”. Veja mais sobre a jornada da criadora do Quartinhos.
3. Thamires Arruda, fundadora da Eboni, produtora de cosméticos botânicos, naturais e não tóxicos.
“Conheci o programa Decola Garota, que é programa de aceleração que tem parceria com a Amazon, pra impulsionar carreiras e produtos de mulheres. E pensei que talvez fosse uma oportunidade de eu conseguir entrar na Amazon. A Amazon proporcionou isso: que a gente conseguisse alcançar pessoas do Brasil todo, que elas pudessem ter acesso rápido aos produtos, a preço justo”, afirma Thamires. “Nosso objetivo principal é impactar as pessoas onde elas estiverem, lembrá-las de estar sempre se cuidando e se amando”. Confira o depoimento na íntegra da idealizadora da Eboni.
Elas nos mostram os desafios do dia a dia. Mas, é claro, há mais do que desafio. Há histórias de superação – e muito disso se deve às ferramentas que a Amazon Brasil oferece para ajudá-las a expandir seus negócios, nacional e internacionalmente. O projeto faz parte da missão da Amazon.com.br de promover e estimular o empreendedorismo feminino, a diversidade, a equidade e as empresas de pequeno e médio porte, dando mais visibilidade aos negócios delas.
O trabalho pela equidade e empoderamento feminino é constante
Além de dar espaço nas suas redes sociais para que outras empreendedoras compartilhem suas histórias ao longo do mês, a Amazon Brasil ainda oferece a oportunidade às empreendedoras para que usem o recurso ‘Ofertas em destaque’ e tenham suas lojas evidenciadas na página principal da Amazon.com.br.
Os clientes que desejarem saber mais sobre as iniciativas da Amazon Brasil em apoio à causa podem acessar amazon.com.br/mulheres, uma nova funcionalidade que estará disponível durante todo o ano e que os direcionará para uma loja especial com seleção de produtos de PMEs e para uma página com a curadoria de livros auto publicados por escritoras mulheres no Kindle Direct Publishing. Serão 15 livros, de 5 autoras diferentes, com desconto. Durante o mês de março, 15% das vendas realizadas através da loja “Mulheres” – válidas para todos os formatos de livros, incluindo audiolivros da Audible, o serviço de audiolivros da Amazon, e produtos da loja de Pequenos Negócios – serão revertidas para a Rede Mulher Empreendedora, organização que tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino no Brasil.
Além das telas
Além disso, o Women@Amazon, grupo de afinidade que promove diversas iniciativas de consultoria interna e de engajamento para aumentar a representatividade feminina na Amazon, organizou uma mesa de diálogo entre vendedoras de empresas de pequeno e médio porte e líderes da Amazon Brasil para trocar ideias de fomento às ações envolvendo o empreendedorismo feminino. O evento, exclusivo para funcionários da Amazon Brasil, contau com uma robusta programação conectada à temática do ano “Inspirar Inclusão” e com a participação especial de Ingrid Guimarães, Gabriela Augusto (Transcendemos) e Andrea Schwarz.
Por fim, o SIC (Social Impact Committee), em parceria com o Women@Amazon, Women@AWS, Women@Global Services e a Sefras, apoiará os eventos "Respeita o Boteco das Minas", que proporciona um ambiente acolhedor e inclusivo de confraternização em bares, e "Dia de Princesa das Minas", um dia de beleza e glamour para contribuir com a autoestima destas mulheres. Para apoiar a ONG Sefras na promoção dos eventos, Amazonians podem colaborar com doações.