O Projeto Kuiper da Amazon está entrando em um novo capítulo em sua missão de reduzir a exclusão digital oferecendo conectividade confiável e de alta velocidade à Internet para comunidades em todo o mundo. Graças a uma nova aliança de distribuição, a DIRECTV Latin America e a Sky Brasil - parte da Vrio Corporation - usarão a rede de satélites de baixa latência (LEO, do inglês, low Earth orbit) do Projeto Kuiper para oferecer serviços de conectividade diretamente a residências na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.
A disponibilidade de conectividade confiável com a Internet varia drasticamente na América do Sul. O Banco Mundial estima que mais de 200 milhões de pessoas no continente ainda não têm acesso à internet. A geografia desafiadora, a falta de infraestrutura e os altos custos para instalar a tecnologia de conectividade tradicional podem manter o serviço de internet de alta velocidade fora do alcance de inúmeras comunidades. O impacto dessa desconexão é profundo, fazendo com que a população perca oportunidades em educação, comércio, saúde e muito mais, mas também impedindo que o resto do mundo conheça as culturas, a sabedoria e a criatividade únicas que existem nessas comunidades.
O Projeto Kuiper tem o objetivo de promover a inclusão digital com nossa rede de satélites LEO. A rede Kuiper supera os desafios impostos por terrenos difíceis e localidades remotas, enviando dados para e a partir de satélites que viajam pelo espaço, em vez de usar tecnologias tradicionais, como fibra ótica, que exigem uma infraestrutura terrestre extensa para chegar a áreas novas. Isso significa que será possível ampliar rapidamente a conectividade em países inteiros.
Equidade digital para comunidades rurais
Enquanto o Projeto Kuiper se prepara para começar a implantar o serviço em todo o mundo, estamos tomando medidas para entender melhor situações específicas dos clientes. Membros da nossa equipe visitaram comunidades na América do Sul para ouvir em primeira mão o que seriam bons serviços de conectividade para eles e discutir como ter acesso confiável e a preços acessíveis à Internet poderia abrir oportunidades. Resumimos algumas de suas ideias abaixo, descrevendo quatro áreas em que a conectividade confiável pode ter um grande impacto.
Educação
Ao aumentar a disponibilidade da Internet, o acesso a oportunidades educacionais não seria mais limitado pela geografia ou pelo que pode ser encontrado nos livros didáticos. Conectar comunidades à internet significa que alunos e educadores podem fazer cursos online ou obter diplomas; mães e pais, professores e escolas podem usar ferramentas online e softwares educacionais para apoiar o aprendizado de seus filhos; e os alunos podem compartilhar seus conhecimentos adquiridos com suas próprias comunidades.
Oportunidades econômicas
Empresas de todos os portes podem se beneficiar do acesso ampliado à internet, desde ajudar a expandir sua base de clientes por meio do comércio eletrônico, até ferramentas digitais, como serviços bancários e publicidade que apoiam o crescimento dos negócios. Por exemplo, o turismo é a principal fonte de renda de muitas comunidades – e inclui a venda de artesanato, alimentos e experiências -, mas a falta de internet confiável dificulta a capacidade das empresas de comercializar seus serviços e compartilhar sua cultura com o mundo.
A melhoria do acesso à internet facilitaria as reservas e transações, permitindo que os proprietários de empresas gerenciem suas operações de forma confiável e eficiente. Ajudar as empresas a prosperar localmente também significa que as pessoas talvez não precisem sair de suas cidades natais para buscar empregos e oportunidades, o que pode ajudar a manter as culturas locais intactas.
Assistência médica
A falta de conectividade pode ter grandes impactos sobre a disponibilidade e os resultados do atendimento médico em comunidades carentes e não atendidas. Seja em consultas remotas com médicos, na facilitação de diagnósticos e tratamentos oportunos ou em cuidados preventivos, a melhoria do acesso pode oferecer aos pacientes novas maneiras de buscar atendimento e manter a saúde. Isso é especialmente impactante para crianças e idosos, que podem ter dificuldade para se deslocar até as unidades de saúde e médicos especialistas. Os prestadores de serviços de saúde locais terão mais acesso a treinamentos centralizados e podem facilmente se comunicar com especialistas em diferentes regiões geográficas para aconselhamento médico.
Serviços governamentais e conservação
Os governos fornecem acesso a vários serviços e recursos on-line. Com a conectividade, os cidadãos de áreas remotas poderão interagir melhor com os órgãos governamentais e acessar informações de forma rápida e conveniente. Melhorar as capacidades para conservação também beneficia animais selvagens. Por exemplo, profissionais que trabalham com conservação podem usar acesso mais confiável à Internet para expandir o uso de câmeras de segurança remotas para monitorar o habitat dos animais e responder rapidamente às ameaças, como em caso de caçadores ilegais. Uma melhor conectividade também melhoraria a colaboração entre os pesquisadores em estratégias de conservação.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais acreditamos que a Internet via satélite pode ser transformadora na América do Sul, mas há muitas outras aplicações para consumidores, empresas e governos, como em agricultura de precisão, apoio a serviços de emergência e socorro em desastres, bem-estar da equipe em locais remotos e conexão de cadeias de suprimentos. Nossa meta é que milhões de pessoas em toda a América do Sul se beneficiem do acesso à Internet de alta velocidade que o Projeto Kuiper e parceiros como a DIRECTV Latin America e a Sky Brasil tornarão possível, e continuaremos nosso esforço para conectar mais comunidades em todo o mundo. Saiba mais sobre o Projeto Kuiper e confira nossas vagas abertas.