Você é daqueles que espera uma data - como o Prime Day, a Black Friday ou o Natal - para fazer suas compras? Esses períodos são chave para a Amazon Brasil: nessas datas, acontecem os chamados picos de compras, que demandam infraestrutura de ponta e preparação para manter o padrão de qualidade pelo qual a Amazon é conhecida.
Mas como o time de Tecnologia Internacional, estruturado em mais de 50 equipes, com mais de 380 engenheiros, analistas de testes, cientistas de dados e gerentes de produto, organiza-se para suprir essa alta de demanda com a qualidade de sempre?
A resposta está na combinação entre o alto preparo do time de engenharia de software da Amazon e a tecnologia da Amazon Web Service (AWS), o serviço de computação em nuvem da Amazon.
Preparação contínua para alto padrão
A Amazon é conhecida pela qualidade e velocidade da entrega. E uma das chaves para esse sucesso é o fato de a Amazon usar a infraestrutura e o suporte da AWS durante todo o ano.
É claro que nos picos de compra isso de mantém: além da infraestrutura habitual, quando datas-chave como Black Friday e Natal se aproximam, os times acionam a tecnologia ferramental, pela qual é possível aumentar a capacidade dos servidores com poucos cliques. Além disso, por meio de ferramentas de monitoração e previsão de acessos, a Amazon se ajusta com mais rapidez para esses grandes eventos.
Isso permite, por exemplo, suportar 10 vezes mais volume de tráfego na Amazon.com.br com baixíssimo esforço, em grande parte graças à tecnologia de nuvem da AWS. No mundo pré-cloud, isso requereria uma preparação de meses e altos investimentos em data centers, com equipes dedicadas somente para um único produto. Imagine a demanda de se fazer isso para os 130 milhões de produtos disponíveis hoje na Amazon.com.br, em 50 categorias, entre varejo e marketplace?
Os times também usam técnicas modernas como teste de estresse dos sistemas da Amazon, que simulam cargas de 100 a 1000 vezes maiores que um dia normal. Ou teste de caos, que simula o pior cenário, como uma queda dos servidores por motivos inesperados, como desastres naturais. Esses sistemas permitem que os times da Amazon aprendam a reagir de forma a, nesses casos, impactar os clientes o mínimo possível.
Por fim, a Amazon reúne todos esses dados e os usa para refinar seus alarmes e monitoramentos, de modo a reagir com precisão e velocidade a qualquer evento, esperado ou inesperado.
Ou seja, a preparação é um processo contínuo, que acontece durante o ano todo: desde janeiro os times de tecnologia já trabalham tanto para Prime Day, quanto para Black Friday e Natal, o que deixa a Amazon.com.br sempre pronta para receber e entregar suas compras!
Tem interesse em fazer parte do time de tecnologia da Amazon? Fique de olho nas oportunidades no Amazon.jobs.