De otimização da logística à comunicação via Instant Messaging. Soluções importantes para a experiência do cliente e para eficiência operacional da Amazon no Mundo foram desenvolvidas no Brasil pela equipe de International Technology, conhecida como INTech.

Você é daqueles que espera uma data - como o Prime Day, a Black Friday ou o Natal - para fazer suas compras? Esses períodos são chave para a Amazon Brasil: nessas datas, acontecem os chamados picos de compras, que demandam infraestrutura de ponta e preparação para manter o padrão de qualidade pelo qual a Amazon é conhecida.

Mas como o time de Tecnologia Internacional, estruturado em mais de 50 equipes, com mais de 380 engenheiros, analistas de testes, cientistas de dados e gerentes de produto, organiza-se para suprir essa alta de demanda com a qualidade de sempre?

A resposta está na combinação entre o alto preparo do time de engenharia de software da Amazon e a tecnologia da Amazon Web Service (AWS), o serviço de computação em nuvem da Amazon.

Preparação contínua para alto padrão

A Amazon é conhecida pela qualidade e velocidade da entrega. E uma das chaves para esse sucesso é o fato de a Amazon usar a infraestrutura e o suporte da AWS durante todo o ano.

É claro que nos picos de compra isso de mantém: além da infraestrutura habitual, quando datas-chave como Black Friday e Natal se aproximam, os times acionam a tecnologia ferramental, pela qual é possível aumentar a capacidade dos servidores com poucos cliques. Além disso, por meio de ferramentas de monitoração e previsão de acessos, a Amazon se ajusta com mais rapidez para esses grandes eventos.

Isso permite, por exemplo, suportar 10 vezes mais volume de tráfego na Amazon.com.br com baixíssimo esforço, em grande parte graças à tecnologia de nuvem da AWS. No mundo pré-cloud, isso requereria uma preparação de meses e altos investimentos em data centers, com equipes dedicadas somente para um único produto. Imagine a demanda de se fazer isso para os 130 milhões de produtos disponíveis hoje na Amazon.com.br, em 50 categorias, entre varejo e marketplace?

Os times também usam técnicas modernas como teste de estresse dos sistemas da Amazon, que simulam cargas de 100 a 1000 vezes maiores que um dia normal. Ou teste de caos, que simula o pior cenário, como uma queda dos servidores por motivos inesperados, como desastres naturais. Esses sistemas permitem que os times da Amazon aprendam a reagir de forma a, nesses casos, impactar os clientes o mínimo possível.

Quando é a Black Friday da Amazon? Quais serão as principais ofertas? A Black Friday 2024 está chegando - e o About Amazon Brasil responde a todas as suas dúvidas.

Por fim, a Amazon reúne todos esses dados e os usa para refinar seus alarmes e monitoramentos, de modo a reagir com precisão e velocidade a qualquer evento, esperado ou inesperado.

Ou seja, a preparação é um processo contínuo, que acontece durante o ano todo: desde janeiro os times de tecnologia já trabalham tanto para Prime Day, quanto para Black Friday e Natal, o que deixa a Amazon.com.br sempre pronta para receber e entregar suas compras!


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