Antes que você possa clicar em reproduzir para ouvir seu audiolivro favorito na Audible, muita coisa acontece!

Em um ano no Brasil, a Audible já lançou 6 mil títulos em português. São obras como série Harry Potter, narrada por Ícaro Silva; a saga O Senhor dos Anéis, na voz de Mauro Ramos; Um Teto Todo Seu, com Clarice Falcão; e O Pequeno Príncipe, com Antonio Pitanga.

Neste período, a Audible vem demonstrando seu compromisso com a comunidade criativa local: 600 vozes brasileiras e 13 produtoras do país já contribuíram com o serviço.

Agora, o serviço de audiolivros da Amazon lança também os Audible Original, selo de séries nativas brasileiras que são verdadeiras experiências imersivas em áudio que já nascem tendo o som como seu protagonista. Disponíveis desde outubro, são obras que trazem cultura e história, diversidade e temáticas relevantes do Brasil.

Entre os Originais Audible já disponíveis, estão:

Os conteúdos lançados também estão disponíveis no formato de livro digital na loja Kindle para aqueles que querem complementar a experiência de escuta com a de leitura.

Há mais para se imaginar com um audiolivro

Em evento que celebrou o aniversário da Audible e lançou os Originais Audible, diversos autores destes audiolivros exclusivos estiveram presentes. Eles falaram sobre suas produções:

"Nem Só de Pão conta como me perdi da minha persona cozinheira na pandemia, porque me parecia obsceno falar sobre o prazer de comer quando o Brasil voltou ao mapa da fome. O livro Como Cozinhar Um Lobo me ajudou a me reencontrar. Nele, o lobo é a fome causada pela segunda guerra e a autora fala como reencontrar o prazer de comer", diz Paola Carosella. "Acho que vai ser interessante ver a reação das pessoas ao ouvir o último episódio, em especial, no qual cozinho um almoço. É uma imersão em áudio que fala sobre sentir e o paladar. É sobre se emocionar e também sobre guerra e fome… Vai muito além da minha voz!"

Paola Carosella
A alegria de se perder na leitura de um bom livro é incomparável, mas e se você pudesse experimentar a mesma mágica enquanto realiza várias tarefas e ouvindo a voz de grandes narradores? Com Audible, serviço de audiolivros, isso é possível - e, o melhor, não importa onde você esteja!

"Quando idealizei o Clube das Impostoras, pensei 'por que minhas entrevistas sempre precisam ter um tempo e espaço?' O som pode fazer o que quiser, uma sonoplastia cria esse clube em qualquer lugar", resume Rafa Brites. "Ver o processo acontecendo, em especial na parte da pós-edição na sonoplastia, é muito diferente. Deu a áurea que eu queria. Ao ouvir, consigo até ver a fumaça, sentir o cheiro do clube, a textura de veludo da cortina… Um Original Audible é uma sinestesia através do áudio!".

Rafa Brites

"Ao produzir Por Que Mudei?, aconteceu uma coisa linda: criou-se um produto que vai além do que eu esperava. Tem trecho da minha história, mas ao mesmo tempo tem entrevista com pessoas que são interessantes, traz histórico de temas relevantes - de maconha ao uso da violência no mundo. Cria uma conexão que é o grande ouro do projeto: entender o processo das pessoas", afirma Lázaro Ramos. "Antes de executar, ouvia experiência imersiva em áudio e não entendia o conceito. Mas, quando tudo ficou pronto, entendi a importância dessa frase: são camadas de sensações incomparáveis a áudio de filmes ou podcasts… é realmente uma experiência imersiva. No meu projeto, isso é muito importante porque são temas sensíveis que, ao escutar e imergir, entendemos de fato".

Lázaro Ramos

Sobre Ninguém Com Este Nome, Cláudia Abreu e Eduardo Moscovis contam sobre o processo, mas se focam na atualidade do tema. Afinal, o livro trata de uma criança que não se identifica com seu gênero de nascimento e luta pelo entendimento da família.

A mãe desta criança é Karen, protagonizada por Cláudia Abreu, que diz que sua personagem "enfrenta os próprios preconceitos e os medos da sociedade". "Foi muito interessante fazer em áudio, porque não tem nada pra dispersar, faz internalizar ainda mais aquela sensação e aquele sentimento", afirma ela. "Ninguém Com Este Nome é necessário e atual".

Cláudia Abreu

"Uma atuação, dramatização, por meio da voz é algo novo para mim. Foi muito potente! Estou curioso pra ouvir", complementa Moscovis, que vive o pai "conservador", como descreve. "Quando estávamos lendo o roteiro, ficamos surpresos com a qualidade do texto, com desenhos de personagens e arcos, avançando no tempo. Que bom que estamos podendo falar disso com tanta delicadeza".

Eduardo Moscovis

Já Thiago André, do Histórias Pretas, aborda a resistência da população negra em Apartheid Tropical. "Mais do que a história como mestra da vida, queremos saber como chegamos no estado em que estamos neste momento. Passamos por um ensino formal sem aprender sobre a história dos povos originários e das pessoas negras.", diz Thiago. "Por isso não entendemos o momento em que vivemos nem sabemos para onde estamos indo. Para o bem e para o mal!"

Thiago André

Do Céu ao Inferno - O Caso de Herberts Cukurs é de Patricia Hargreaves. A jornalista já havia publicado sobre casos clássicos de nazistas que vieram à América do Sul, como Josef Mengele, mas a história de Cukurs ficou pequena. "Ele nunca foi julgado, embora seja acusado de ter cometido grandes crimes, então conseguiu uma vida em paz aqui no Brasil", conta ela. Criador dos pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, ele era alvo de processos na Letônia que visavam provar se era culpado por seus crimes durante a Segunda Guerra Mundial. "No Arquivo Público de São Paulo, há um prontuário enorme sobre ele, porque várias vezes pediu cidadania brasileira. Nesses documentos, tinham depoimentos de sobreviventes que acusam Cukurs de ter matado muitos judeus com as próprias mãos. O jeito que essas pessoas contavam histórias quase complementares foram nosso ponto de partida", finaliza Hargreaves.

Patrícia Hargreaves
É possível ouvir clássicos de autores como Machado de Assis, Júlia Lopes de Almeida e Álvaro de Azevedo gratuitamente e sem cadastro.

Daiara Tukano, uma das protagonistas de Yawara – Uma História Oculta do Brasil, cresceu ouvindo as histórias do avô e do pai que trabalharam pela criação do movimento indígena. "Até 1979, éramos considerados incapazes, tutelados pelo estado", relembra ela. "Essa realidade o Brasil não conhece. Existem muitos estereótipos que seguem. Transformar isso pede um exercício de muita paciência e de contar muitas dessas histórias".

Daiara Tukano
Foto de COSMO RONCON JR

Para Alice Braga, "Yawara ousa contar como tudo está conectado". "Precisamos abrir uma caixa e contar a história oculta do Brasil. 'Como o Brasil esqueceu disso?': repito muito essa frase na série", diz Alice. "Mas hoje é dia de lembrar. Lembrar para não repetir".

Alice e Daiara

Ouça ainda mais com Audible

Os Originais Audible já estão disponíveis para assinantes. Além disso, o catálogo também pode ser acessado gratuitamente por novos usuários por meio do teste de 30 dias ou de três meses para membros Prime pelo site www.audible.com.br e pelo app Audible.