Aumente o volume: a Audible anuncia o lançamento de 1984, a obra-prima distópica de George Orwell em áudio. A adaptação exclusiva em Dolby Atmos chega ao catálogo para assinantes no Brasil a partir de 4 de abril, mesma data em que o protagonista Winston Smith começou a escrever em seu diário, na história de 1984. Este novo Audible Original apresenta, em seis episódios, uma experiência sonora imersiva com um elenco renomado, que inclui Lázaro Ramos interpretando Winston Smith, Alice Carvalho, como seu par romântico Julia Bello, Mateus Solano, como o misterioso, sedutor e perigoso O’Brien e a participação especial de Milhem Cortaz, como O Grande Irmão.

A dramatização para o áudio de “1984” da Audible foi escrita pelo britânico Joe White, que permaneceu fiel ao texto original do autor, inclinando-se para o horror do cenário distópico, enquanto se aprofunda na história de amor de Winston e Julia, que vivem em um mundo onde amor e sexo são proibidos, e são os últimos amantes na Terra. Com direção brasileira de Lena Horn e Roberto Bürgel,a produção de elenco, gravação e edição é da Alma Sintética Companhia de Arte. A música original é de Matthew Bellamy (Muse) e Ilan Eshkeri, com execução da Orquestra Metropolitana de Londres, gravada nos estúdios Abbey Road. A atmosfera sonora foi criada para ser um eco assustador de um futuro sobre o qual Orwell nos alertou e que representa um reflexo de nossas trajetórias sociais atuais.

AUDIBLE-1984_12-02-25_314
Foto de Bel Corcao

Lançado originalmente em 1949, em um período pós-Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria, “1984” reflete preocupações com regimes totalitários e o controle estatal. A narrativa em áudio promete trazer à vida o enredo envolvente que se passa em Oceania, um Estado totalitário liderado pelo "Grande Irmão", onde a liberdade individual é suprimida e a história é reescrita para servir ao Partido. O texto estabelece paralelos com contextos de polarização política que ameaçam a democracia, ascensão de populismos e questões relacionadas à vigilância digital.

Ao apresentar para jornalistas e influenciadores em 04 de abril, os atores Lázaro Ramos, Alice Carvalho e Matheus Solano dividiram como foi a experiência de gravar um Audible Original dramatizado. “Essa é forma diferente de aprender um clássico. A definição de clássico é que ele nunca envelhece, um livro que fala conosco agora em 2025”, inicia Solano.

“Eu nunca pensei que esse trabalho se pareceria tanto com o meu trabalho como ator, você pensa que em uma audiosérie vai ficar ali parado, mas eles até me amarraram na cadeira para gravar as cenas de tortura do personagem”, conta Lázaro.

“Eu jogo com o que tenho e para gravar 1984, eu vim do sertão paraibano, gravando a segunda temporada de Cangaço Novo e fui a última a chegar. E entrei ao lado de figuras que são muito importantes para a história recente da dramaturgia, e eu me contaminei pela forma como eles trabalharam”, diz Alice.

1984_Milhem Cortaz

“Audio é uma outra arte, uma outra mídia, que tem a ver com teatro, literatura, rádio, mas é uma forma diferente de se expressar. E todo o elenco embarcaram no projeto. E apesar da densidade do tema, conseguimos nos divertir. E eu espero que todo mundo goste e com certeza vai mexer com a cabeça de todos, porque o áudio faz isso, como não há nada para se apoiar, só resta fechar os olhos e mergulhar e construir”, diz Lena Horn, diretora da produção.

“É realmente uma outra linguagem e eu, como O’Brien, teve um tom que eu precisei aprender, foi um trabalho novo na minha carreira. Não é dublagem, é bem diferente. E a questão técnica de atuar com alguém que não está ali, contando com a minha imaginação”, completa Solano.

“1984 não é só falado, mas também interpretado em português. É a interpretação, a risada, o choro, o prazer, de um brasileiro! Acho que esse é o primeiro 1984 brasileiro” finaliza Lena.

Lazaro Ramos-1984
Foto de Bel Corcao
1984
Foto de Bel Corcao

SOBRE A AUDIBLE

A Audible, Inc., uma subsidiária da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), é uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade, oferecendo ao público global uma nova maneira de enriquecer suas vidas por meio de um conteúdo extraordinário. O serviço Audible é oferecido no Brasil pela Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda., com um catálogo de mais de 710.000 audiolivros com títulos de autores renomados e principais editoras. Audible opera onze serviços localizados na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os assinantes baixam quase 4 bilhões de horas de conteúdo anualmente em uma ampla variedade de dispositivos suportados.