A Audible, serviços de audiolivros da Amazon, apóia estudantes que estão se preparando para entrar em universidades públicas e privadas em 2025: é possível escutar gratuitamente diversos livros que fazem parte das leituras obrigatórias de provas de Vestibular e Enem.

Os audiolivros ficarão disponíveis para todos até 31 de dezembro no site www.audible.com.br e no aplicativo Audible e não requerem cadastro para serem acessados. Ouça todos aqui.

A seleção gratuita de audiolivros de Audible para estudantes inclui:

  • “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida, na voz de Fernanda Moraes, tem duração de 7h46 e conta a história de Teodoro, importante negociante de café, e sua família no Rio de Janeiro logo após a abolição da escravatura. A autora levanta temáticas relevantes, como as diferenças de papéis sociais entre os gêneros e o adultério.
  • Já o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, é narrado por Ronnie de Campos Mello, e tem duração de 8h41. O romance é contado pelo protagonista Brás Cubas após sua morte, que relata sua vida de forma irônica e crítica, trazendo a tona temas como vaidade, egoísmo e a hipocrisia da sociedade brasileira.
  • O audiolivro “O Seminarista”, de Bernardo Guimarães, conta com a narração de Daniel Munduruku, ator, escritor, professor e ativista indígena. Com 4h59 de duração, a obra conta a história de Eugênio, um filho de fazendeiro que passa a infância com Margarida, filha de um agregado da fazenda no sertão de Minas Gerais, e aborda questões sociais, o celibato clerical e tragédias pessoais.
  • Ânsia Eterna”, de Júlia Lopes de Almeida, é narrado por Tabata Contri, primeira atriz cadeirante a fazer novelas no Brasil. Com duração de 7h25, é composto de 30 estórias dos mais variados temas, num estilo que vai expondo, com certa crueza, o drama humano.
  • Em “A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Rio, autor homenageado pela FLIP deste ano, ouvimos a narração é feita por Roberto Burgel, com duração de 7h36. Nesta obra, andando pelas ruas, João faz uso de seu olhar jornalístico para dar voz às minorias.
  • Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo, tem narração de Diego Muras, com duração de 2h42. Mais famosa obra do autor, publicada postumamente em 1855, é fortemente influenciado pelo ultrarromantismo e pela poesia byroniana. A trama conta a história de jovens boêmios que em uma tempestuosa noite se reúnem junto a mulheres para beber e trocar relatos sobre peculiares experiências. 

Além de incentivar e apoiar os estudantes na preparação para os exames do final do ano, a curadoria inclui também outros títulos para assinantes, com temas ligados à organização, foco e saúde mental, que são fundamentais para quem está se preparando para os exames de final de ano. Outros lançamentos serão feitos em novembro.

O catálogo para assinantes também pode ser acessado gratuitamente por novos usuários por meio do teste de 30 dias ou de 3 meses para membros Prime.