Para ter uma casa inteligente, escolha os dispositivos que você quer ter à disposição. Um dispositivo com Alexa, como um Echo Dot ou um Echo Show, que são os dispositivos Echo com tela, é um ótimo começo. Você também pode verificar se já tem Alexa integrada com sua Smart TV, Claro TV+, ou Fire TV. Mas também é possível utilizar tudo isto com o aplicativo Alexa, gratuito para smartphones Android e iOS. Com ele, você pode maximizar a sua casa conectando lâmpadas, câmeras, TVs, ar condicionado e até aspiradores robô. Você também pode conectar uma tomada inteligente a um eletrodoméstico com botão que liga e desliga, ou substituir os controles remotos da casa por um controle universal infravermelho inteligente. A partir daí, você poderá usar comandos de voz para ajustar ou automatizar essas funções. Ou seja, você poderá acender ou apagar as luzes, checar imagens de segurança, ligar ou desligar e até mudar o que vê na TV, alterar a temperatura do ar condicionado, e otimizar a limpeza pelo aspirador robô só com a sua voz.
Conectar esses dispositivos não poderia ser mais fácil. Usando uma lâmpada como exemplo: vá ao aplicativo do fabricante da lâmpada, faça a configuração por lá e conecte a lâmpada ao Wi-Fi. Depois, abra o aplicativo Alexa, clique na aba "Dispositivos" e então em "+" para adicionar um dispositivo. Selecione o tipo e a marca do dispositivo que deseja conectar e siga as instruções na tela. Uma dica: cadastre o nome do dispositivo de uma forma que seja fácil de lembrar depois quando for pedir para Alexa comandá-lo.
Para saber quais os dispositivos de casa inteligente compatíveis com Alexa, veja alguns dos produtos disponíveis na Amazon.
Pronto! Você já pode fazer os seus pedidos para Alexa. Agora basta pedir “Alexa, apaga a luz da sala”, “Alexa, mostra a câmera do bebê”, “Alexa, desliga o ar-condicionado daqui a 30 minutos.”, ou ainda “Alexa, liga a cafeteira às 07h.”
Saiba mais neste vídeo:
Primeiros passos para tornar sua casa inteligente | Alexa