"Comecei a trabalhar na AWS logo que terminei o Ensino Médio, há cerca de 5 anos. Sempre me interessei em fazer algo relacionado a comércio, mas minha conselheira escolar sugeriu que eu checasse o Programa de Treinamento Técnico de Data Center em nossa universidade comunitária local. Assim que ela me falou sobre isso, eu sabia que era o que queria fazer. Estava no programa há apenas algumas semanas quando a Amazon me ofereceu um estágio. Eu tinha 18 anos e não olhei para trás desde então.
Depois de passar pela primeira das muitas rígidas camadas de segurança em um data center, ele se parece com qualquer outro local de trabalho, com fileiras de mesas e cubículos. Quando não estamos trabalhando em tickets – explicarei o que são mais tarde – é aqui que nos sentamos com nossos companheiros de equipe e, às vezes, com nossos cães.
Um data center funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como técnico, você recebe uma lista de problemas no início do seu turno. Eles são chamados de tickets e você precisa lidar com eles em um determinado período de tempo, dependendo da gravidade do problema. Se você é mais experiente, como eu, tende a receber uma lista menor de tickets, mas mais complicados. Já os técnicos mais novos em geral recebem uma lista mais longa de tickets mais simples.
Uma das coisas mais atraentes que você verá ao entrar em um data center são os cabos que passam ao lado e acima dos racks de servidores. Esses cabos são uma parte vital do equipamento de rede, entregando grandes volumes de dados a longas distâncias e permitindo que os servidores se comuniquem com o mundo exterior.
As salas de servidores são conhecidas como "red zone" (“zona vermelha”, em tradução literal). Esta é a área de maior segurança do data center. Quando entro na zona vermelha com um lote de tickets, fico tão concentrado no que estou fazendo que quase nunca olho para o relógio. Eu chamo isso de “distorção do tempo”.
Para mim, o mais surpreendente de trabalhar para a AWS é que você simplesmente não sabe o que vai acontecer a seguir. De repente, um novo tipo de rack surgirá e você terá que aprender toda a tecnologia contida nele e estar pronto para solucioná-lo.
Meu time é chamado de data center operations (DCO, na sigla, ou operações de data center, em tradução literal). Somos principalmente responsáveis por qualquer coisa que tenha a ver com uma rede host, racks de servidores e coisas assim. Mas há outras equipes aqui e diferentes funções que você pode desempenhar – desde logística até engenharia e entrega de infraestrutura.
Meu colegal Dallin Puzey está no time de entrega de infraestrutura. Eles instalam todos os novos racks e dispositivos de rede. Dallin é gerente e cuida de uma equipe de 12 pessoas, mas começou como técnico de instalação de rack depois de passar pelo Programa de Treinamento Técnico de Data Center.
Novos racks de servidores chegam ao data center todos os dias. A equipe de Dallin garante que os racks sejam instalados e conectados corretamente.
Primeiro, a equipe passa por uma longa lista de verificação para garantir que cada rack esteja em perfeitas condições. Os racks têm indicadores de inclinação, para que a equipe possa saber se um rack passou algum tempo tombado – em outras palavras, se caiu durante o transporte. Se algum componente se soltar em um hardware tão complexo, isso poderá ser um problema crítico. Caso a equipe tenha alguma dúvida sobre um rack, eles o devolverão.
Se um rack passar em todas as verificações, algumas coisas precisarão ser feitas antes de estar pronto para instalação. Minha colega Tasha Engum faz parte da equipe de operações de engenharia de data center (DCEO). Eles cuidam de grande parte da manutenção dos equipamentos.
Tasha e sua equipe colocarão “chicotes” nas prateleiras após serem levados para a zona vermelha para serem instalados. Um chicote é um cabo especial que gerencia o fornecimento elétrico de computadores, servidores e dispositivos de rede.
A equipe de Tasha é responsável pela manutenção de muitos dos sistemas de suporte críticos no data center. No início de cada turno, Tasha percorre todo o prédio, verificando se há alarmes em tudo. Isso inclui garantir que tudo esteja funcionando como deveria nas unidades de tratamento de ar, sistemas de incêndio, disjuntores, salas elétricas e muito mais.
Se não houver problemas, Tasha passa direto para suas tarefas e tickets de manutenção diários. Tasha diz que uma das melhores partes do seu trabalho é quando algo quebra, para que ela possa desmontar e consertar. Ela também gosta do fato de aprender algo novo todos os dias.
É o mesmo para mim. Gosto das pessoas com quem trabalho, da minha posição e do que faço. Incentivei meu irmão Ramon a procurar oportunidades na AWS e agora ele também trabalha aqui como técnico. Acordo todas as manhãs e me sinto bem em ir trabalhar".
Esse vídeo e história faz parte da docusérie da AWS Data Centered: Eastern Oregon, que celebra membros da comunidade local cujas vidas estão sendo melhoradas pela nuvem - de formas inesperadas. Assista à série Data Centered: Eastern Oregon.