As pequenas e médias empresas (PMEs) são motores de inovação, capazes de fazer muito com pouco, e estão sempre procurando novas maneiras de obter uma vantagem competitiva. Em mercados altamente disputados, o sucesso de qualquer empresa depende de sua capacidade de se diferenciar. É por isso que a empolgação com a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa, atingiu o auge.
Para pequenas e médias empresas, a atração por ferramentas generativas baseadas em IA, como chatbots conversacionais e parceiros de codificação, é forte. A promessa de equipes capacitadas e produtivas, clientes satisfeitos e inovação contínua é suficiente para atrair o interesse de qualquer proprietário ambicioso de uma pequena empresa. Mas qualquer solução de IA só será tão forte quanto a qualidade dos dados em que foi treinada. As pequenas e médias empresas que desejam adotar a IA devem primeiro considerar como criar uma base de dados madura, apoiada por uma estratégia de dados bem definida.
Tornar-se mais orientado por dados é sua própria recompensa, oferecendo benefícios para toda a organização além da aceleração da adoção da IA. As pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados superam consistentemente seus concorrentes em termos financeiros — e a lacuna está aumentando.
Um estudo recente da S&P Market Intelligence, encomendado pela Amazon Web Services (AWS), revelou o quanto. Aqui estão algumas das principais descobertas:
A maioria das pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados supera financeiramente seus pares
Os dados ajudam as PMEs a permanecerem lucrativas e econômicas em face da incerteza, da turbulência do mercado e da evolução das expectativas dos clientes. 65% das PMEs altamente orientadas por dados superam financeiramente seus concorrentes. Isso é quase o dobro do que as PMEs menos orientadas por dados (33%).
As pequenas e médias empresas que fazem dos dados uma prioridade estratégica ganham uma vantagem competitiva porque podem tomar decisões com base em evidências, não em intuição ou suposições. Por exemplo, eles podem antecipar as necessidades dos clientes e oferecer experiências mais personalizadas, planejar o futuro com previsões precisas e detectar automaticamente ameaças à segurança.
Quando as pequenas e médias empresas permitem que os dados fluam pela organização e garantem que aqueles que precisam deles possam acessá-los, os benefícios são profundos. O estudo constatou que as PMEs altamente orientadas por dados têm aproximadamente duas vezes mais chances de experimentar um impacto positivo dos dados nos principais resultados de negócios do que concorrentes menos orientados por dados: satisfação do cliente (69% em comparação com 37%); receita (65% em comparação com 34%); eficiência do processo (65% em comparação com 32%); marketing (61% em comparação com 27%); redução de custos (55% em comparação com 25%); e risco reduzido (50% em comparação com 20%).
Pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados liderarão o grupo em um futuro próximo
As pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados prevêem um impacto muito mais positivo nos mesmos principais resultados comerciais do que seus concorrentes menos orientados por dados. Por exemplo, 65% das PMEs altamente orientadas por dados preveem que os dados tenham um impacto positivo no marketing nos próximos dois anos, em comparação com apenas 33% das PMEs menos orientadas por dados.
O valor exato que uma PME recebe de seus dados está diretamente relacionado ao seu nível de maturidade de dados.
Uma estratégia de dados madura é uma grande vantagem competitiva
Sessenta por cento das organizações com uma estratégia de dados madura e abrangente superam financeiramente seus concorrentes. Apenas 24% das pessoas que ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento de sua estratégia podem fazer a mesma afirmação.
As pequenas e médias empresas com um alto nível de maturidade de dados podem aproveitar seus dados com mais eficiência, capacitando tanto os gerentes de dados quanto os consumidores de dados. Uma estratégia de dados robusta é um componente essencial da maturidade dos dados e afeta diretamente a probabilidade de uma PME superar os concorrentes.
Além disso, uma estratégia de dados madura é parte essencial da construção de uma cultura baseada em dados que incentiva a colaboração entre equipes. Isso também significa governança e conformidade de dados mais robustas, reduzindo riscos. Além disso, as pequenas e médias empresas que têm mais dados históricos para trabalhar se beneficiam de previsões e segmentação de clientes mais precisas.
Pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados adotam a IA duas vezes mais do que concorrentes menos orientados por dados
A IA oferece benefícios transformadores para pequenas e médias empresas, com as principais áreas de valor sendo satisfação e experiência do cliente, operações e segurança de TI, criação de conteúdo e análise de dados.
Cinquenta e dois por cento das pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados estão usando a IA para manter seus negócios seguros por meio da automação. Por exemplo, a análise de comunicação pode detectar e corrigir automaticamente ameaças como phishing.
As pequenas e médias empresas altamente orientadas por dados também estão usando a IA para aprimorar o marketing e a publicidade (41%), bem como a criação de conteúdo (53%). A IA pode melhorar significativamente a personalização e a segmentação de clientes, e a IA generativa acelera muito a geração de conteúdo, sejam artigos, publicações sociais, imagens e muito mais.
De 48 a 57% o das pequenas e médias empresas orientadas por dados relatam um impacto positivo moderado a alto da IA nas seguintes áreas principais: eficiência de processos, marketing, participação de mercado, receita, satisfação do cliente, redução de custos e riscos. Apenas 21% das pequenas e médias empresas menos orientadas por dados poderiam fazer a mesma afirmação.
Simplificando, as PMEs com um alto nível de maturidade de dados que investiram na adoção da IA geram aproximadamente 30% mais valor com a tecnologia.
Tornar-se orientado por dados é uma oportunidade que a maioria das pequenas e médias empresas ainda não aproveitou
À medida que o entusiasmo em torno da IA aumenta, pode ser tentador para as pequenas e médias empresas correrem para a implementação, mas esse raramente é o melhor curso de ação. Como mostra o relatório, investir em se tornar altamente orientado por dados agrega valor significativo aos principais resultados de negócios e deixa as pequenas e médias empresas em uma posição forte para adotar a IA quando chegar a hora certa.
No entanto, apenas 19% das pequenas e médias empresas se consideram altamente orientadas por dados, apesar do valor quantificável que eles oferecem. Isso significa que a maioria das pequenas e médias empresas corre o risco de perder a oportunidade de superar seus concorrentes, diferenciar seus negócios e melhorar significativamente a tomada de decisões.
Nunca houve um momento melhor para começar a desenvolver a maturidade dos dados. O acesso acessível à infraestrutura, às ferramentas e aos serviços da nuvem está permitindo que as pequenas e médias empresas desenvolvam estratégias de dados abrangentes, apoiadas por arquiteturas modernas, como data lakes. Com uma base de dados sólida, as pequenas e médias empresas podem tirar o máximo proveito de tecnologias empolgantes, como a IA generativa, e transformar a forma como operam, vendem e inovam.
Os dados são o diferencial para as pequenas e médias empresas, construir a maturidade dos dados vale o investimento e, para a maioria das pequenas e médias empresas, é uma oportunidade à espera de ser aproveitada.