O Itaú Unibanco, o maior banco da América Latina, com 7 milhões de clientes, vai migrar 100% dos seus sistemas para a nuvem, incluindo os que hoje rodam em mainframe. O anúncio foi feito durante o keynote da tarde de quarta-feira do AWS re:Invent 2024. Atualmente 65% dos aplicativos do banco já rodam na nuvem. “São todas customer-face, os 35% restantes são rotinas contábeis”, afirmou Ricardo Guerra, CIO do banco,
A migração deve ser concluída em 2028 e Guerra prevê ainda mais dois anos até que os sistemas estejam estabilizados na nuvem. Segundo o executivo, esse é um dos projetos mais complexos a ser realizado desde que a instituição começou a pensar na migração para a nuvem, em 2017.
Um trabalho hercúleo como esse está sendo simplificado com o uso da nova funcionalidade do Amazon Q Developer anunciada ontem que usa inteligência artificial generativa para a modernização de aplicações de mainframe. O Itaú é uma das primeiras empresas a usar o produto, ainda na fase de testes, e o feedback do banco contribuiu para a melhoria dele.
Jornada compartilhada
Guerra destaca que esta é mais uma fase no processo de modernização do banco, que tem por objetivo mudar a forma de fazer negócio, proporcionando uma melhor experiência para o cliente. Diversos clientes da AWS, cada um com sua especialização, participaram dessa jornada de modernização.
Desde que o processo começou, os incidentes de alto impacto na experiência do cliente diminuíram 99% e os custos por transação caíram 55%. “Temos um mindset de transformação constante e queremos estar atualizados com a tecnologia para se beneficiar do que ela pode oferecer”, conclui.
Recentemente, o banco anunciou a disponibilidade de pagamentos via PIX no Whatsapp. Segundo Guerra, o banco percebeu que incluir essa funcionalidade no aplicativo simplificaria ainda mais o processo de pagamento. Este é um exemplo das muitas soluções que o banco desenvolveu recentemente utilizando IA generativa.