Dez empresas do Brasil foram selecionadas para o programa AWS Global Generative AI Accelerator, um programa de 10 semanas que apoia startups de Inteligência Artificial (IA) generativa para aprender mais possibilidades tecnológicas para seus negócios. Ao todo, 80 empresas foram selecionadas pela AWS em todo o mundo por seu uso inovador de Inteligência Artificial (IA) e suas ambições de crescimento global.
As dez startups brasileiras selecionadas para o AWS Global Generative AI Accelerator são:
- Amadeus AI: focada em serviços e soluções de IA para o mercado corporativo
- Avra: fornece soluções sob medida de IA para a indústria e empresas do mercado financeiro
- Base39: utiliza IA para fornecer soluções de crédito mais inteligentes, rápidas e personalizadas para as empresas
- Lastro: empresa de tecnologia financeira e imobiliária, que utiliza IA para ajudar imobiliárias a crescerem mais rapidamente e aumentarem a taxa de conversão
- Lexter: empresa de tecnologia jurídica que utiliza IA para aumentar a produtividade nos escritórios de advocacia
- Magie: o primeiro banco no Whatsapp, que utiliza IA para pagamentos de contas e Pix diretamente no aplicativo
- Pupila AI: utiliza tecnologia e IA para desenvolver identidade visual e outras possibilidades ligadas ao branding e marketing das empresas
- Rocketmat: soluções de IA para recrutamento e seleção de talentos
- Talisman AI: utiliza IA para defesas judiciais, ao interpretar evidências, gerar uma contestação em minutos e até mesmo gerar uma resposta ao advogado ofensor
- Winnin: utiliza IA para produzir insights para empresas que buscam ganhar relevância cultural
Crédito, orientação, educação e destaque em evento
O programa AWS Generative AI Accelerator oferece às startups créditos, orientação e educação da AWS para promover o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). Eles faz parte do compromisso de US$230 milhões da AWS para acelerar a criação de aplicativos em todo o mundo e se foca em empresas em estágio inicial.
Os participantes obtêm acesso às tecnologias de computação, armazenamento e banco de dados da AWS, bem como aos AWS Trainium e AWS Inferentia2, chips de IA com eficiência energética que oferecem alto desempenho com o menor custo. Os créditos também podem ser usados no Amazon SageMaker, um serviço totalmente gerenciado que ajuda as empresas a criar e treinar seus próprios modelos de base (FMs), bem como acessar modelos e ferramentas para criar aplicativos de IA generativos de forma fácil e segura por meio do Amazon Bedrock.
O programa inclui com mentorias técnicas e de negócios com base em seu setor. Além disso, as startups escolhidas receberão até US$ 1 milhão em créditos da AWS cada uma para ajudá-las a criar, treinar, testar e lançar suas soluções de IA generativa. Os participantes também terão acesso à tecnologia e às sessões técnicas da NVIDIA, parceira apresentadora do programa e pioneira em computação acelerada.
Além de orientação e educação da AWS, as startups do país selecionadas poderão apresentar suas soluções no AWS re:Invent, em Las Vegas. Este é o maior evento da AWS, neste ano realizado entre 2 e 6 de dezembro. Na edição de 2023 do AWS re:Invent, empresas brasileiras também tiveram destaque, em especial o NuBank, que representou o Brasil pela primeira vez no palco principal do evento.